Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - TIPI
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7660.htm
Problemas de logística
Reflexões aleatórias
Mais um apoio da Lei Rouanet
O projeto (número 10 5225) foi apresentado com o objetivo de "realizar em Fortaleza, Ceará, duas apresentações da Filarmônica Bachiana, sob a regência do maestro João Carlos Martins". As apresentações ocorreriam nos dias 9 e 10 de março de 2011. O prazo inicial de captação de recursos se encerraria em 31 de dezembro de 2010 e foi prorrogado duas vezes, no início do ano para 30 de junho de 2011 e hoje para 31 de agosto de 2011. Até agora, o projeto de música erudita já captou R$ 389.000 com vários mecenas.
Ao contrário do previsto, as apresentações de Martins regendo a Filarmônica Bachiana não ocorreram em março. Os concertos só foram apresentados quarta e quinta-feira passadas (27 e 28 de julho), no Theatro José de Alencar. A primeira apresentação foi somente para convidados. A segunda, em prol de uma fundação de assistência a doentes renais, cobrou R$ 100 pelo ingresso. Os promotores do evento mencionaram apenas a apresentação beneficente paga no anúncio da apresentação.
[3292]
Quatro perguntas
Homossexual doador de sangue? Só celibatário!
Sotaque e preconceito
Boa Vista, o bairro "fantasma" de Fortaleza
Ranking do saneamento
Curiosidades reais
- Em Portugal, é conhecida como Isabel II.
- É uma das três atuais rainhas "reinantes" (que não são consortes, i.e., não são casadas com um monarca). As outras são Beatrix, rainha dos Países Baixos desde 1980, e Margrethe II, rainha da Dinamarca desde 1972.
- A casa real de Elizabeth II, Windsor, recebeu esse nome em 1917, em substitução a Saxe-Coburg and Gotha (Saxe-Coburgo e Gota). Os reis de Portugal a partir de 1853 são dessa casa. Os do Reino Unido só o seriam a partir de 1901.
- Elizabeth II tem o segundo reinado mais longo do Reino Unido, ficando atrás apenas da rainha Victoria (63 anos e 216 dias), a quem deverá ultrapassar em 10/09/2015.
- Em 18/10/2034, ela ultrapassará a marca de Sobhuza II (1899-1982), que reinou a Suazilândia por 82 anos e 254 dias, tornando-se a monarca de reinado mais longo entre os historicamente confirmados.
- Hoje, apenas um monarca reina há mais tempo que Elizabeth II: Rama IX, rei da Tailândia desde 1946.
[2745]
Nomes, passado, presente e futuro
Resolvi fazer levantamento semelhante, mas não tive sucesso em encontrar a lista dos chamados na primeira lista dos aprovados da UFC (que não tem mais vestibular). Tive de me contentar com a lista da segunda chamada, com seus 2.130 nomes.
Aqui os nomes mais vistos na lista são Maria (95 vezes, 53 vezes como primeiro nome e 42 como segundo), Francisco (75 vezes, contando com 1 Antônio Francisco), José (57 vezes, 50 como primeiro nome e sendo o segundo nome de 1 Alfredo, 1 Cícero, 3 Franciscos, 1 Hermano e 1 Kaio), e Ana (46 vezes apenas na forma tradicional de escrita).
Na análise das Marias, vemos que as de Lourdes, de Fátima e do Socorro estão raras: só há uma representante de cada. Nenhuma Maria era só Maria. A dupla mais comum é Isabel (2) / Izabel (1). Há ainda uma Anamaria, uma Mariah e uma Mary.
Os Franciscos sozinhos, por sua vez, são os mais comuns, ainda que, dos 5 encontrados, 3 sejam homenagens ao pai (2 Juniors) ou ao avô (1 Neto). Os compostos mais comuns formam-se com José (3) e Tiago (1) / Thiago (2).
Os Josés desacompanhados de outros prenomes são 4, dos quais 1 Neto e 2 Juniors. A única dupla de nomes a se repetir na lista foi Davi (1) / David (1).
Já com as Anas, quanta variação... Além das 46 Anas puras, estão na lista mais 5 Annas, 3 Annes, 1 Anny e 1 Anita. Na formação de nomes compostos, Ana na forma pura sempre é o primeiro nome, sendo Ana Paula a combinação mais comum, com 5 casos. Já as variações de Ana aparecem duas vezes como segundo prenome: Dedy Anne e Gleyce Anny.
Conclusão do trabalho: lá pelo ano 2030 os nomes de pessoas importantes não deverão ser tão diferentes do que vemos hoje. Teremos uma presidente Maria Isabel, um governador Francisco José, uma prefeita Ana Paula, um desembargador José Junior.
E os nomes considerados "antigos" continuam a aparecer na lista da UFC. Ainda podem ser vistos na lista Adelaide, Adolpho, Alzira, Amália, Bartolomeu, Benedita, Benedito, Cleide, Danuza, Leôncio, Leonor, Luzia, Madalena, Nazaré, Teófilo...
[2580]
A tragédia no Rio e as capas de jornal
DIFERENCIAIS
Pelo menos três jornais fugiram da criação fácil de uma primeira página para o tema. O Diario de Pernambuco veio com a manchete "12 mortos; 190 milhões de feridos", acima da transcrição da carta deixada pelo assassino Wellington Menezes de Oliveira. Mas outros dois jornais foram verdadeiramente diferenciais: o cearense O Povo e o Jornal de Santa Catarina. O jornal de Fortaleza, com uma ilustração artística (apesar do pouco significado que papel amassado tem para o fato, a não ser sua sombra desenhando o Cristo Redentor), chama para uma abordagem criativa: "Como falar sobre a tragédia do Rio com as crianças". Já o jornal catarinense trouxe na primeira página uma ilustração com traços infantis e uma frase que a descreve: "Escola é assim". Não precisou de fotos com sangue nem de frases feitas para dizer sobre o que estava falando.
Diario de Pernambuco (Recife-PE)
O Povo (Fortaleza-CE)Olha a chamada!
Domingo é dia de Oscar
Domingo é dia de Oscar. Aqui vão os palpites do BLOG DO ILO para as principais categorias da premiação:
Melhor Filme - o prêmio deve ficar com O Discurso do Rei. Merecido. Boa parte da crítica, porém, simpatiza por A Rede Social, que é um filme muito bom, mas não do tipo para ser premiado com o principal Oscar. Observação: não vi Minhas Mães e Meu Pai, 127 Horas, e Inverno da Alma.
Melhor Diretor - Parece ser a categoria mais disputada. Não tenho um preferido, mas diria que os menos merecedores entre os indicados são os irmãos Coen, de Bravura Indômita. Posso apostar que David Fincher, de A Rede Social, deve levar a estatueta — uma espécie de consolação por não dever levar o prêmio de melhor filme. Até porque penso que outros filmes dele, Clube da Luta e Seven, são melhores.
Melhor Atriz - Como das concorrentes só vi a atuação de Natalie Portman, em Cisne Negro, não posso falar das demais. Mas diria que Portman fez um excelente trabalho, digno de premiação. E ela parece mesmo ser a favorita. Por outro lado, os críticos que gostam de azarões falam que Michelle Williams, de Namorados para Sempre, merece mais.
Melhor Ator - Não vi James Franco, em 127 Horas, nem Javier Bardem, em Biutiful. Dos outros três indicados, acho que leva o prêmio Colin Firth, de O Discurso do Rei. Merecido.
Atriz Coadjuvante - Não vi Jacki Weaver, em Reino Animal, que é apontada como potencial vencedora-surpresa na categoria. Se só posso falar do que vi, espero a merecida premiação de Melissa Leo, de O Vencedor. Porém, muita gente espera que o Oscar vá para a adolescente Hailee Steinfeld, de Bravura Indômita.
Ator Coadjuvante - Dos cinco indicados, só vi Christian Bale, de O Vencedor, e Geoffrey Rush, de O Discurso do Rei. Rush, ator de que gosto muito, parece o favorito e a aposta da crítica. Mas espero que chamem o nome de Bale para receber o prêmio. Ele merece.
Roteiro Original - Não vi Minhas Mães e Meu Pai nem "Another Year" (sem título no Brasil; em Portugal: Um Ano Mais). Dos demais, e pelo que tenho lido, O Discurso do Rei deve levar. Mas acho o roteiro de A Origem, com perdão do trocadilho, o mais original, além de excelente.
Roteiro Adaptado - Sem ter visto 127 Horas nem Inverno da Alma, minhas apostas e minha torcida vão para A Rede Social, cujo roteiro soube levar um livro para a telona mantendo-o interessante, mesmo com muitas falas.
Um bedel para a Câmara dos Deputados
Você sabe o nome de seu deputado?
UFC tem melhor índice geral de cursos no CE
Entre os centros universitários, Cefets e Ifets, a instituição cearense mais bem colocada foi o IFCE, que aparece na 35ª colocação, com 262 pontos (faixa 3).
Já entre os outros tipos de instituição de ensino superior, quem fez mais pontos no Ceará foi o Centec de Limoeiro do Norte, na 111ª posição, com 280 pontos (faixa 3), seguido pela Faculdade 7 de Setembro (273 pontos, faixa 3), o Centec de Sobral (266 pontos, faixa 3), a Faculdade Christus (262 pontos, faixa 3), a Faculdade Farias Brito (244 pontos, faixa 3), a Faculdade Leão Sampaio / Juazeiro do Norte (242 pontos, faixa 3), a FaC (239 pontos, faixa 3), a FIC (239 pontos, faixa 3), a Fafor (236 pontos, faixa 3), a Faculdade Ateneu (235 pontos, faixa 3), a Faece (228 pontos, faixa 3), a Fametro (227 pontos, faixa 3), a Faculdade Católica Rainha do Sertão / Quixadá (220 pontos, faixa 3) e ainda, nesta ordem, Fatene, Fanor, Faculdade do Vale do Jaguaribe / Aracati, Faculdade Vale do Salgado / Icó, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Faculdade Lourenço Filho, Faculdade Católica do Ceará, FGF, Centec Cariri / Juazeiro do Norte (até aqui todas faixa 3); Fateci, Flated, Faculdade de Juazeiro do Norte, Faculdade Católica de Fortaleza, Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, Face, Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza, FAP / Juazeiro do Norte, Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza, Iesf (até aqui faixa 2); Inta / Sobral, Faculdade Cearense, Faculdade de Milagres, Centec de Sobral, Faculdade Luciano Feijão / Sobral, Faculdade de Tecnologia Evolução, Centec Sertão Central / Quixeramobim (estas últimas sem aferição da faixa).
DN tem maior circulação no CE
Entre os jornais do Nordeste, o DN fica atrás apenas dos baianos Correio da Bahia (cuja circulação em dezembro de 2010 foi 117% maior que no mesmo período do ano anterior) e A Tarde e do pernambucano Jornal do Commercio.
Na lista dos 94 jornais mais vendidos do país auditados pelo IVC, o único outro cearense a aparecer é o O Povo, na 43ª colocação, com 24.856 exemplares diários (0,6% do mercado nacional). Em relação a dezembro de 2009 também houve queda na circulação, mas menor que a de seu concorrente: -1,27%.
O jornal mais vendido do Brasil em dezembro passado foi a Folha de S.Paulo, com 301.243 exemplares (7,23% do mercado), que teve aumento na circulação de 4,14% em relação ao mesmo período do ano anterior.