Boa Vista, o bairro "fantasma" de Fortaleza

Você sabe em que bairro fica o estádio Castelão? "No bairro Castelão, óbvio". Resposta errada! É que desde 11 de novembro de 2009, com a publicação do Decreto Legislativo 391, a área onde se localiza o estádio, que deverá ser palco de jogos da Copa do Mundo de 2014, faz parte do bairro Boa Vista. A denominação, promulgada quase dois anos atrás pelo então presidente da Câmara Municipal de Fortaleza Salmito Filho (PT), foi uma proposta do vereador Joaquim Rocha (PV).

A matéria legislativa não traz a redação que se espera de um ato que venha a delimitar um bairro. Sua delimitação torna-se difícil de entender, pois seu limite oeste é o açude Uirapuru, que não faz interseção com o limite norte (Rua José Albino) nem com o sul (Avenida Deputado Paulino Rocha).

O projeto disponível no site da Câmara de Fortaleza não traz o croqui original. O contorno do novo bairro pareceu, então, entregue à imaginação de quem desenhou, no Google Maps, o croqui de localização que acabou publicado na edição do Diário Oficial do Município anexo ao decreto legislativo — um desenho medonho, pelo qual quarteirões de várias ruas (e até uma mesma casa) passam a fazer parte de dois bairros diferentes.

A intenção do projeto — não explicitada, diga-se — parecia ser dar um novo nome ao bairro Mata Galinha, do qual seus moradores demonstram não gostar ou nem sequer conhecer. O bairro era contornado pelas avenidas Deputado Paulino Rocha, Alberto Craveiro, ruas Guadalajara e São José, e Rio Cocó (subindo de volta até a Paulino Rocha). Bastava ter clara essa informação para resolver o "problema" do Mata Galinha, se fosse o caso.

Sem se levar em conta o croqui publicado, o texto do decreto legislativo acabou com o Mata Galinha, mas também o fez com o bairro Castelão, que era contornado pela avenidas Dedé Brasil, Alberto Craveiro e pelo açude Uirapuru. Mas ninguém sabe o que vale, se o croqui anexo ou o texto do Decreto Legislativo 391 (art. 1º, parágrafo único).

A norma que criou um novo bairro em Fortaleza pareceu esquecida, mesmo com toda essa problemática em torno dela. Fica por isso mesmo? Qual a importância de se criarem novos bairros, se ninguém dá atenção aos atos que os criam? Enquanto isso, Fortaleza tem um bairro oficialmente fantasma.

Bairro Boa Vista, segundo o croqui anexo ao Decreto Legislativo 391.

Bairro Boa Vista, segundo o parágrafo único do artigo 1º do Decreto Legislativo 391.

[2790]

Nenhum comentário: