Fortaleza ganhou um novo bairro. Com o nome de Patriolino Ribeiro, o bairro foi criado por decreto legislativo aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza e publicado no Diário Oficial do Município de 27 de maio último, disponibilizado para visualização apenas desde a semana passada no site da Prefeitura de Fortaleza.
O bairro Patriolino Ribeiro abrange toda a área do antigo bairro Guararapes e parte do bairro Engenheiro Luciano Cavalcante. O contorno do novo bairro começa na Av. Rogaciano Leite (na direção sul, a partir da esquina com a Av. Washington Soares), segue pela R. Dr. Thompson Bulcão, depois pela Av. Alm. Maximiniano da Fonseca, em seguida pela Av. Washington Soares, até a esquina com a Av. Rogaciano Leite.
Quem procurar visualizar os limites do novo bairro consultando o croqui publicado no Diário Oficial não vai enxergar nada. A imagem, copiada-colada do Google, não foi tratada adequadamente para sua publicação. O Blog do Ilo dá uma força e, também com ajuda do Google, apresenta (mais abaixo) os limites do bairro Patriolino Ribeiro.
Com a criação do bairro, muita gente e vários estabelecimentos terão de atualizar seus endereços — sem maior preocupação, porque as cartas continuarão a chegar mesmo que não tragam o novo nome no envelope. Entre os locais que agora estão no bairro Patriolino Ribeiro estão a Câmara Municipal de Fortaleza — que aprovou o decreto legislativo mas não atualizou o seu site —, o Shopping Ouro Verde e o Museu do Automóvel de Fortaleza.
O autor do projeto que originou o decreto de criação do novo bairro é o vereador Vitor Valim, atualmente licenciado de seu mandato na Câmara. O vereador, que é da família do homenageado, justificou a denominação afirmando que Patriolino Ribeiro ajudou a cidade ao trabalhar, como dono de imobiliária, no desenvolvimento do bairro Estância, atual Dionísio Torres. Além disso, Valim lembra que foi Ribeiro quem doou o terreno de 80.000 metros quadrados onde hoje fica a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Patriolino Ribeiro já havia ganhado no início do ano outra homenagem: teve seu nome dado, por iniciativa do deputado estadual Edson Silva, ao centro de feiras e eventos em construção pelo governo do estado, no bairro Edson Queiroz. Silva, assim como Valim, trabalha na TV Cidade, empresa da família de Ribeiro.
Acho que essas mudanças de denominação de bairro deveriam passar por um plebiscito com os cidadãos que residem na localidade. Algum vereador disposto ao propor mudança na Lei Orgânica do Município?
PS: O bairro Patriolino Ribeiro já está na Wikipédia!
***
[Atualização em 16/09/2020, publicada originalmente em 18/12/2019]
A denominação do bairro Patriolino Ribeiro deixou de valer há alguns meses, por decisão da Justiça do CE em processo aberto pela viúva do engenheiro Luciano Cavalcante, cuja anterior homenagem foi prejudicada pela nova. Só soube hoje.
Para saber mais sobre ação judicial que resultou na anulação da denominação do bairro Patriolino Ribeiro, basta pesquisar o processo número 01877944220118060001 neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário