Adeus, Paranjana

O texto bom de ler do jornal O Povo de hoje sobre o fim da linha Paranjana, assinado por Janaína Brás, trouxe um verdadeiro provérbio fortalezense, reproduzido por um passageiro: "Se num raio de 20 quarteirões você não vir um Paranjana, é porque não está em Fortaleza”. A prefeitura anunciou o fim da linha e a cidade entrou em comoção.

Os dois principais jornais de Fortaleza — O Povo e Diário do Nordeste — não trouxeram nenhuma arte para que conhecêssemos o alcance da linha na área de cidade. Pois o BLOG DO ILO resolveu o problema. Veja abaixo, em azul, o percurso da quase finada linha Paranjana (clique na imagem para ampliá-la):


O texto — que apesar de leve ainda deve ser jornalístico — chama de "verdade absoluta" a máxima. Não é verdade o que se diz dos 20 quarteirões — nem ao Grande Circular, que tem itinerário mais extenso, cabe a afirmação.

Os jornais também deixaram de lembrar que uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Dedé Brasil, praticamente perdeu sua identidade com a criação da linha, na década de 90. É que a via passou ser conhecida como Avenida Paranjana. A linha de ônibus Paranjana, ao que parece, deixará sua herança.

PS: Aos saudosistas de plantão, cabe lembrar que as linhas da madrugada Corujão Avenida Paranjana 1 e 2 continuam em circulação!

Nenhum comentário: