Nomes, passado, presente e futuro

Três semanas atrás, o cronista Roberto Pompeu de Toledo, da revista Veja, falou dos nomes mais comuns na lista do aprovados no vestibular da Fuvest, de forma a demonstrar que nomes deverão ser comuns entre as pessoas mais importantes do país daqui a 30, 40, 50 anos.

Resolvi fazer levantamento semelhante, mas não tive sucesso em encontrar a lista dos chamados na primeira lista dos aprovados da UFC (que não tem mais vestibular). Tive de me contentar com a lista da segunda chamada, com seus 2.130 nomes.

Aqui os nomes mais vistos na lista são Maria (95 vezes, 53 vezes como primeiro nome e 42 como segundo), Francisco (75 vezes, contando com 1 Antônio Francisco), José (57 vezes, 50 como primeiro nome e sendo o segundo nome de 1 Alfredo, 1 Cícero, 3 Franciscos, 1 Hermano e 1 Kaio), e Ana (46 vezes apenas na forma tradicional de escrita).

Na análise das Marias, vemos que as de Lourdes, de Fátima e do Socorro estão raras: só há uma representante de cada. Nenhuma Maria era só Maria. A dupla mais comum é Isabel (2) / Izabel (1). Há ainda uma Anamaria, uma Mariah e uma Mary.

Os Franciscos sozinhos, por sua vez, são os mais comuns, ainda que, dos 5 encontrados, 3 sejam homenagens ao pai (2 Juniors) ou ao avô (1 Neto). Os compostos mais comuns formam-se com José (3) e Tiago (1) / Thiago (2).

Os Josés desacompanhados de outros prenomes são 4, dos quais 1 Neto e 2 Juniors. A única dupla de nomes a se repetir na lista foi Davi (1) / David (1).

Já com as Anas, quanta variação... Além das 46 Anas puras, estão na lista mais 5 Annas, 3 Annes, 1 Anny e 1 Anita. Na formação de nomes compostos, Ana na forma pura sempre é o primeiro nome, sendo Ana Paula a combinação mais comum, com 5 casos. Já as variações de Ana aparecem duas vezes como segundo prenome: Dedy Anne e Gleyce Anny.

Conclusão do trabalho: lá pelo ano 2030 os nomes de pessoas importantes não deverão ser tão diferentes do que vemos hoje. Teremos uma presidente Maria Isabel, um governador Francisco José, uma prefeita Ana Paula, um desembargador José Junior.

E os nomes considerados "antigos" continuam a aparecer na lista da UFC. Ainda podem ser vistos na lista Adelaide, Adolpho, Alzira, Amália, Bartolomeu, Benedita, Benedito, Cleide, Danuza, Leôncio, Leonor, Luzia, Madalena, Nazaré, Teófilo...

[2580]

Nenhum comentário: