Domingo é dia de Oscar

Domingo é dia de Oscar. Aqui vão os palpites do BLOG DO ILO para as principais categorias da premiação:

Melhor Filme - o prêmio deve ficar com O Discurso do Rei. Merecido. Boa parte da crítica, porém, simpatiza por A Rede Social, que é um filme muito bom, mas não do tipo para ser premiado com o principal Oscar. Observação: não vi Minhas Mães e Meu Pai, 127 Horas, e Inverno da Alma.

Melhor Diretor - Parece ser a categoria mais disputada. Não tenho um preferido, mas diria que os menos merecedores entre os indicados são os irmãos Coen, de Bravura Indômita. Posso apostar que David Fincher, de A Rede Social, deve levar a estatueta — uma espécie de consolação por não dever levar o prêmio de melhor filme. Até porque penso que outros filmes dele, Clube da Luta e Seven, são melhores.

Melhor Atriz - Como das concorrentes só vi a atuação de Natalie Portman, em Cisne Negro, não posso falar das demais. Mas diria que Portman fez um excelente trabalho, digno de premiação. E ela parece mesmo ser a favorita. Por outro lado, os críticos que gostam de azarões falam que Michelle Williams, de Namorados para Sempre, merece mais.

Melhor Ator - Não vi James Franco, em 127 Horas, nem Javier Bardem, em Biutiful. Dos outros três indicados, acho que leva o prêmio Colin Firth, de O Discurso do Rei. Merecido.

Atriz Coadjuvante - Não vi Jacki Weaver, em Reino Animal, que é apontada como potencial vencedora-surpresa na categoria. Se só posso falar do que vi, espero a merecida premiação de Melissa Leo, de O Vencedor. Porém, muita gente espera que o Oscar vá para a adolescente Hailee Steinfeld, de Bravura Indômita.

Ator Coadjuvante - Dos cinco indicados, só vi Christian Bale, de O Vencedor, e Geoffrey Rush, de O Discurso do Rei. Rush, ator de que gosto muito, parece o favorito e a aposta da crítica. Mas espero que chamem o nome de Bale para receber o prêmio. Ele merece.

Roteiro Original - Não vi Minhas Mães e Meu Pai nem "Another Year" (sem título no Brasil; em Portugal: Um Ano Mais). Dos demais, e pelo que tenho lido, O Discurso do Rei deve levar. Mas acho o roteiro de A Origem, com perdão do trocadilho, o mais original, além de excelente.

Roteiro Adaptado - Sem ter visto 127 Horas nem Inverno da Alma, minhas apostas e minha torcida vão para A Rede Social, cujo roteiro soube levar um livro para a telona mantendo-o interessante, mesmo com muitas falas.


Nenhum comentário: