Meu vaqueiro, meu peão

O dia 29 de agosto é agora o Dia Nacional do Vaqueiro, instituído pela Lei nº 11.797, publicada hoje no Diário Oficial do União. Em seu projeto, apresentado em 2004, o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), autor da lei, afirma que o objetivo da proposta é homenagear o vaqueiro, que ,"formado pela fusão de diversas raças, tem no gado, no cavalo e na música seus grandes companheiros, razões que o tornam um legítimo representante da cultura popular brasileira, especialmente do sertão nordestino".

Passageiros da Condor podem vir para Fortaleza

Passageiros da empresa aérea alemã Condor poderão vir a Fortaleza por meio de conexão direta com vôos da Gol. Veja abaixo notícia publicada no Valor Online:

A Gol anunciou ter fechado uma parceria operacional com a companhia aérea alemã Condor Airlines. A idéia é aumentar o tráfego de passageiros vindos da Europa na malha doméstica da Gol e, para a alemã, oferecer mais destinos no país a seus passageiros europeus.

O acordo, do tipo "interline", prevê que os passageiros possam comprar apenas um bilhete para viagens entre a Alemanha e o Brasil operadas em duas etapas, cada uma por companhia parceira. As receitas, porém, são divididas de acordo com o serviço prestado por cada uma delas.

Com a parceria, os passageiros da Condor, que opera vôos entre Frankfurt e as cidades de Recife (PE) e Salvador (BA), poderão fazer conexão direta - sem a necessidade de novo procedimento de embarque - com os vôos da Gol. Assim, poderão, com uma passagem apenas, chegar a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília,
Fortaleza, Maceió e Natal.

Uma Assembléia Legislativa maior

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará será ampliada. Pelo menos sua sede administrativa. O governo estadual irá desapropriar o terreno localizado no lado ímpar (norte) da Avenida Pontes Vieira, entre as ruas Barbosa de Freitas e Leonardo Mota, no bairro Dionísio Torres.

No local, funciona a empresa de comunicação e eventos D&E, que organiza o Ceará Music e outros festivais, além de ser dona de quatros rádios em Fortaleza: Cidade, Jovem Pan, 100 e Atlântico Sul; ao lado, um estacionamento, que também deverá ser desapropriado. As despesas com a desapropriação ficarão por conta do Poder Legislativo.

A intenção inicial era desapropriar todo o quarteirão, entre a Pontes Vieira e as ruas Barbosa de Freitas, Joaquim Sá/Araken Silva e Leonardo Mota, inclusive o Clube do Vôlei e um curso de inglês vizinho a ele. Mudaram de idéia.

Exagero na 1ª página

Os dois maiores jornais de Fortaleza adoram dar espaço em suas primeiras páginas a si próprios, mesmo que o assunto em questão não tenha lá muita importância. Se o critério da importância real é deixado de lado para a decisão sobre o que noticiar (ou chamar à leitura) em sua primeira página, quando a notícia é dada com exagero, fica difícil dar crédito à informação.

O Diário do Nordeste de hoje teve uma chamada de capa que chamava atenção para a repercussão tida por uma matéria sobre o extermínio de cães abandonados em câmaras de gás no Crato, publicada pouco mais de um mês atrás pelo veículo. Veja abaixo o detalhe da primeira página da edição de hoje do DN.



O título da matéria interna tinha o mesmo impacto: "Sacrifício de cães repercute mundialmente". O assunto foi discutido na ONU? Vários jornais de diversos países falaram sobre o assunto? Não.

Antes de dizer o que de fato ocorreu (de acordo com o próprio jornal), vamos ao significado de mundial — afinal as palavras são instrumentos dos jornalistas, e como para todo profissional, é importante saber usá-los. Mundial, dizem os dicionários, quer dizer "relativo ao mundo; que interessa a todo o mundo; espalhado por todo o mundo; geral".

Pois os tais repúdio e repercussão mundial não foram assim tão "relativos ao mundo". O assunto também não teve mostras de ter "interessado a todo o mundo". Muito menos "espalhou-se por todo o mundo". Nem foi "geral". Tudo se restringiu a uma pequena entidade protetora dos animais italiana sediada em Milão, a Organizzazione Internazionale Protezione Animali (Organização Internacional de Proteção Animal) — Oipa. Não passou disso, como informa o DN.

Para confirmar a importância da Oipa, o jornal diz que a entidade é "filiada à ONU". Na verdade, a organização é associada ao Departamento de Informação Pública da Organização das Nações Unidas, que fornece informações a ONGs sobre os trabalhos da ONU, para essas informações (da ONU) serem levadas ao público dos projetos de comunicação dessas ONGs.

A repercussão mundial parou na Oipa. Provavelmente deverá parar por lá. Infelizmente para o jornalismo. Mais ainda para os animais.

José de Alencar: medíocre ou consagrado?

Retrato da escravidão, o escritor José de Alencar, e obra dele sobre o assunto

"José de Alencar era um escritor quando muito medíocre". A assertiva é feita pela revista Veja, em sua última edição, em matéria não assinada. O assunto em questão era o relançamento de um texto de 140 anos trás, publicado agora sob o título "Cartas a Favor da Escravidão" (Hedra, 160 páginas, 18 reais). Nele, o escritor cearense defende ideais escravagistas, o que faz dele "um ser humano abominável", segundo Veja.

Defender a escravidão não torna ninguém gente boa, mas sem nem querer lembrar o contexto social de meados do século retrasado, a revista mais lida do Brasil parece ter pegado pesado com o autor de Iracema e O Guarani, entre outros. A própria Veja, em 1994, publicou na internet uma matéria sobre "os melhores livros do Brasil", apontados em enquete por "quinze intelectuais de porte do país", cada elegendo vinte livro. José de Alencar foi citado por seis dos quinze. Iracema figurou entre os vinte livros com mais votos.

Mas os "intelectuais de porte" de Veja podem estar errados, e o autor fantasma da revista, coberto de razão quando chama Alencar de "escritor medíocre". Vejamos então o que pensa Machado de Assis, escritor festejadíssimo pela mesma Veja algumas semanas atrás. Fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis foi o primeiro ocupante da cadeira número 23, cujo patrono escolhido era — adivinhem! — José de Alencar.

Seminário da Prainha: patrimônio histórico-cultural

Seminário da Prainha hoje (acima) e por volta de 1890

O Seminário da Prainha, como é mais conhecido o imóvel onde funciona Instituto Teológico Pastoral do Ceará (Itep), foi tombado pelo governo estadual, passando a ser considerado oficialmente patrimônio histórico e cultural do Ceará.

Do Seminário Episcopal do Ceará, em 1864, ao atual Itep, o Seminário da Prainha sempre pertenceu à Arquidiocese de Fortaleza (Diocese até 1915). O endereço: Avenida Monsenhor Tabosa, 60, próximo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Centro de Fortaleza.

Fonte: Decreto nº 29.487 (DOE 16/10/2008)

Ou não...

Curioso o nome do programa de pagamentos de créditos da fazenda pública municipal de Fortaleza, instituído pela lei municipal nº 9.423, publicada no Diário Oficial do Município de 10 de outubro. Trata-se do Procred, o Programa de Recuperação de Créditos Tributários, ou não. Esse "ou não" faz parte do nome do programa. O problema todo é que a expressão tão caetânica vem depois de uma vírgula — é assim que consta na ementa da lei e no artigo que trata de sua criação (e conseqüente definição do nome). Do jeito que está, mesmo tendo passado por revisões de sua redação, esse "ou não" pode significar tudo, especialmente nada, ou não...

Mas para quem quer entender o problema, que na prática bem existe, deve saber que que o tal programa diz respeito à quitação de débitos com a prefeitura, quer sejam tributários ou não. Sobrou uma vírgula no texto da lei.

Donos da Mídia

A quem pertenecem os meios de comunicação no Brasil? A resposta pode ser encontrada no site Donos da Mídia, projeto dos jornalistas Daniel Herz (que morreu em 2006) e James Görgen. São informações detelhadas sobre as redes de TV e rádio, os grupos de comunicação nacionais e regionais, os veículos de comunicação, seus sócios, tudo com detalhamento regional.

Maiores da Comunicação, segundo o Donos da Mídia:
- Rede de TV: Globo (340 veículos)
- Rede de rádio: CBN AM (184 veículos)
- Grupo nacional: Abril (74 veículos)
- Grupo regional: RBS, do RS, ligado à Globo
- Político com mais veículos: Deputado federal Antonio Bulhoes, de SP, sócio de 7 veículos

No Ceará, onde o site contabiliza 295 veículos de comunicação (quase todos rádios), o maior grupo é a Rede Jangadeiro: 7 rádios, 1 TV aberta e 3 empresas de TV paga. A única rede de TV sediada no estado é a União. O maior número de estações no Ceará pertence às TVs de entidades estaduais, a TVC (do governo do estado) e a TV Assembléia (do Legislativo cearense). Quinze sócios de veículos de comunicação são políticos cearenses, 40% deles do PSDB.

Resort do grupo Vila Galé no Ceará

Grupo Vila Galé, de Portugal, lança mais um resort no Brasil. Essa é o título de notícia publicada no site MacauHub. Veja o que diz a matéria:

"O grupo português Vila Galé lança na sexta-feira mais um empreendimento imobiliário no Brasil do tipo resort turístico cinco-estrelas. O investimento inicial é de 95 milhões de reais. O Cumbuco Golf Resort fica a 41 quilômetros de Fortaleza (CE) e vai cobrir uma área de 480 hectares, incluindo o Hotel Vila Galé, que terá 100.000 metros quadrados e um campo de golfe de 18 buracos, informou o grupo.

O lançamento do resort, cuja conclusão está prevista para o fim de 2009, será feita na sexta-feira (10) em Fortaleza, no Hotel Vila Galé, localizado na Praia do Futuro. O grupo Vila Galé começou a operar no Brasil em 2001, com a inauguração do Hotel Vila Galé Fortaleza. Em 2004 inaugurou o Vila Galé Salvador, e em 2006, o Vila Galé Marés Resort, em Guarajuba, na Bahia."

É uma boa notícia em tempos de crise para os investidores. Ou os ambientalistas de plantão têm uma opinião diferente?

"Nova" língua portuguesa

A maneira de se escrever em português vai mudar. A partir de 1º de janeiro de 2013, a chamada "norma culta" da língua portuguesa deverá seguir o que diz o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, celebrado 18 anos atrás, mas instituído oficialmente no país somente no fim de setembro passado, pelo Decreto nº 6.583. As novas regras ortográficas já podem ser usadas a partir de 1º de janeiro de 2009, quando começa um período de transição de quatro anos. O acordo permitirá a padronização da ortografia da língua e a facilitação do intercâmbio entre os oito países de língua portuguesa que o assinaram: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Alguns pontos curiosos do acordo (considerando-o em vigor):
  • Singapura é escrito com s (em Portugal já é assim).
  • Natural do Acre é acriano, com i.
  • Palavras terminadas em -ã mantêm o til ao formarem advérbios com final -mente ou derivados com sufixos começando com z: cristãmente, manhãzinha, etc.
  • Acaba o acento agudo para marcar a sílaba tônica gu nas formas verbais de verbos como arguir (já sem trema): arguo, arguis, argui, arguem, argua. Enxaguo, enxaguas e enxagua, por exemplo, só levam acento se a pronúncia for pela sílaba tônica xá: enxáguo, enxáguas e enxágua — em verbos como esse, as duas formas são possíveis, já que há duas formas de pronunciá-las.
  • Compostos dos quais se perdeu a noção de composição por justaposição são grafados aglutinadamente: mandachuva, paraquedas, paraquedista, etc.
  • Em compostos, a palavra mal se aglutina quando precede consoante (exceto h): malvisto, etc.
  • O hífen deve ser usado quando uma palavra iniciada por prefixo se junta a outra que comece com vogal igual à última letra do prefixo: micro-ondas, etc.
  • Palavras começando com circum- e pan- e cujo segundo elemento começa com vogal, m ou n, usa-se hífen: circum-navegação.
  • Usa-se apóstrofo quando, em algumas palavras compostas, o e de de não é pronunciado: cobra-d'água, etc.
  • Na translineação de uma palavra com hífen, se a partição coincidir com o local do hífen, este vai pra linha de baixo, junto com o restante do composto: vice- / -almirante.

Isenção de taxa em concursos do governo federal

Não é bem uma novidade, mas vale a pena registrar. Desde a semana passada, para os concursos públicos do Executivo federal está prevista isenção de pagamento da taxa de inscrição, para quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou for membro de família de baixa renda (segundo as regras do CadÚnico). A isenção foi criada pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008.

A comunicação da prefeitura, pela prefeita


A pergunta feita à prefeita reeleita Luizianne Lins (PT), na entrevista de hoje à tarde no Jornal do Meio-Dia (TV Verdes Mares) (foto acima), era sobre o que teria mudado na gestão municipal de Fortaleza durante o período da propaganda eleitoral na TV para que o índice de avaliação da gestão como ruim ou péssimo tivesse uma queda de 36% para 13% nesse período. Na resposta, Luizianne faz uma crítica leve à comunicação da prefeitura, temperada com um mea-culpa:

"A gente talvez não tenha conseguido comunicar institucionalmente de forma adequada durante esse período (anterior ao início da propaganda eleitoral), o que talvez foi uma falha. A minha vontade era fazer tanto, que eu também não dei, eu acho, num primeiro momento, muita importância à divulgação das coisas (as ações da prefeitura)".

Assista à entrevista completa da prefeita Luizianne Lins clicando aqui.

Novos vereadores de Fortaleza: oposição x situação

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), irá governar em seu novo mandato com maioria de pelo menos 63% na Câmara Municipal. Dos 41 vereadores eleitos para o Legislativo municipal, 26 são de partidos que formaram a coligação que apoiou sua reeleição. A oposição ficará a cargo de 12 vereadores. Outros três são de partidos que não se posicionaram na Justiça Eleitoral em relação à eleição para prefeito, apesar de terem se juntado na disputa para a Câmara a partidos que se apresentaram como alternativa à prefeita. Veja as listas:

Apoio à prefeita
PHS - Walter Cavalcante, Vitor Valim
PSL - José do Carmo, Leda Moreira, Luciram Girão
PT - Guilherme, Acrisio Sena, Ronivaldo Maia, Salmito
PSB - Dr. Elpidio, Eliane Novais
PMN - Mário Hélio
PMDB - Dra. Magaly, Paulo Gomes, Carlos Mesquita, Marcus Teixeira
PRB - Gelson Ferraz
PV - Roberto Mesquita, Carlinhos Sidou, Joaquim Rocha
PC do B - Eliana Gomes
PT do B - Leonelzinho, Paulo Facó
PTN - Alipio Rodrigues, Antonio Henrique, Jose Freire

Oposição
PSol - João Alfredo
PP - Casimiro Neto
PPS - Dr. Glauber
PDT - Iraguassú Teixeira, Plácido
PR - Adelmo Martins
DEM - Mairton Félix, Machadinho
PSDB - Pastor Carlos Dutra
PTC - Marcelo Mendes, Dr. Ciro
PTB - Valdeck

Partidos que não confirmaram à Justiça Eleitoral apoio a Luizianne Lins
PRTB* - Dr. João Batista
PRP** - Adail Junior, Irmão Leo

* Nas eleições para vereador, o PRTB coligou-se ao PR, que tinha como candidato Adahil Barreto ** Nas eleições para vereador, o PRP coligou-se ao PSC, que tinha como candidato Pastor Neto

Mais votado, mas não eleito

Dos 41 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Fortaleza, 10 não estão na lista dos mais votados. Isso ocorre porque a distribuição das vagas se dá de acordo com o total de votos conseguidos por cada coligação, que une vários partidos na disputa pelo poder legislativo. Para se ter uma idéia da situação (distorção?), o vereador eleito mais mal votado ficou na 88ª posição no ranking por quantidade de votos. Ou seja, 47 candidatos, mais bem votados do que o último eleito, saem sem mandato. Veja as listas abaixo:

Vereadores eleitos
* Colocação Número - Nome Coligação Votos Porcentagem de votos válidos
* 1 50050 - JOÃO ALFREDO PSOL / PSTU 14.917 1,24
* 2 31640 - WALTER CAVALCANTE PRB / PHS / PMN / PSL 11.759 0,98
* 3 17123 - JOSÉ DO CARMO PRB / PHS / PMN / PSL 11.662 0,97
* 4 13234 - GUILHERME PMDB / PT 11.282 0,94
* 5 31190 - VITOR VALIM PRB / PHS / PMN / PSL 10.996 0,92
* 6 40456 - DR. ELPIDIO PSB 10.520 0,88
* 7 40100 - ELIANE NOVAIS PSB 10.308 0,86
* 8 17618 - LEDA MOREIRA PRB / PHS / PMN / PSL 10.029 0,83
* 9 33133 - MÁRIO HÉLIO PRB / PHS / PMN / PSL 9.843 0,82
* 10 15678 - DRA. MAGALY PMDB / PT 9.813 0,82
* 11 10000 - GELSON FERRAZ PRB / PHS / PMN / PSL 9.584 0,80
* 12 43789 - ROBERTO MESQUITA PV 9.223 0,77
* 13 17333 - LUCIRAM GIRÃO PRB / PHS / PMN / PSL 9.198 0,77
* 14 13132 - ACRISIO SENA PMDB / PT 9.147 0,76
* 15 13121 - RONIVALDO MAIA PMDB / PT 8.818 0,73
* 16 11696 - CASIMIRO NETO DEM / PP 8.766 0,73
* 17 15555 - PAULO GOMES PMDB / PT 8.154 0,68
* 18 23680 - DR. GLAUBER PPS 8.102 0,67
* 19 12345 - IRAGUASSÚ TEIXEIRA PDT / PSDB 8.013 0,67
* 20 15610 - CARLOS MESQUITA PMDB / PT 8.011 0,67
* 21 22622 - ADELMO MARTINS PR / PRTB 7.573 0,63
* 22 13500 - SALMITO PMDB / PT 7.534 0,63
* 23 15615 - MARCUS TEIXEIRA PMDB / PT 7.389 0,62
* 24 25000 - MAIRTON FÉLIX DEM / PP 7.252 0,60
* 25 12333 - PLÁCIDO PDT / PSDB 6.827 0,57
* 26 43123 - CARLINHOS SIDOU PV 6.675 0,56
* 27 43321 - JOAQUIM ROCHA PV 6.528 0,54
* 28 28193 - DR. JOAO BATISTA PR / PRTB 6.524 0,54
* 29 45333 - PASTOR CARLOS DUTRA PDT / PSDB 6.478 0,54
* 30 65123 - ELIANA GOMES PC do B 6.181 0,51
* 31 70111 - LEONELZINHO PT do B 6.176 0,51
* 32 19999 - ALIPIO RODRIGUES PTN 6.064 0,50
* 33 36888 - MARCELO MENDES PTC 5.172 0,43
* 34 44235 - ADAIL JUNIOR PSC / PRP 4.991 0,42
* 35 36111 - DR. CIRO PTC 4.770 0,40
* 36 19111 - ANTONIO HENRIQUE PTN 4.702 0,39
* 37 70234 - PAULO FACÓ PT do B 4.657 0,39
* 38 25678 - MACHADINHO DEM / PP 4.474 0,37
* 39 19000 - JOSE FREIRE PTN 4.321 0,36
* 40 44678 - IRMÃO LEO PSC / PRP 3.434 0,29
* 41 14333 - VALDECK PTB 3.419 0,28

Vereadores não eleitos com mais votos que o eleito mais mal votado
* Colocação Número - Nome Coligação Votos Porcentagem de votos válidos
42 40624 - MARTINS NOGUEIRA PSB 8.372 0,70
43 17800 - MARCÍLIO GOMES PRB / PHS / PMN / PSL 8.205 0,68
44 33789 - TOMAZ HOLANDA PRB / PHS / PMN / PSL 7.976 0,66
45 33000 - JORGE VIEIRA - JORGINHO PRB / PHS / PMN / PSL 7.890 0,66
46 17678 - DIDI MANGUEIRA PRB / PHS / PMN / PSL 7.712 0,64
47 23667 - CACÁ PPS 7.586 0,63
48 33666 - PROFESSOR HELDER COUTO PRB / PHS / PMN / PSL 7.357 0,61
49 13813 - DEODATO RAMALHO PMDB / PT 6.626 0,55
50 15122 - CAMBRAIA PMDB / PT 6.271 0,52
51 33333 - NILSON FAGATA PRB / PHS / PMN / PSL 6.205 0,52
52 31213 - FÁTIMA LEITE PRB / PHS / PMN / PSL 6.115 0,51
53 43999 - DR. ERON PV 6.072 0,51
54 45666 - IDALMIR FEITOSA PDT / PSDB 6.036 0,50
55 40000 - PAULO MINDELLO PSB 6.021 0,50
56 13613 - ZÉ MARIA PONTES PMDB / PT 5.930 0,49
57 43456 - LUIZ ARRUDA PV 5.797 0,48
58 15613 - MAURÍLIO ASSÊNCIO PMDB / PT 5.701 0,47
59 43400 - CARLINHOS SANTANA PV 5.658 0,47
60 40140 - ROGERIO PINHEIRO PSB 5.563 0,46
61 40123 - PROF. ELOI PSB 5.554 0,46
62 33500 - ADDLER PINHEIRO PRB / PHS / PMN / PSL 5.490 0,46
63 45000 - AGEU COSTA PDT / PSDB 5.383 0,45
64 40400 - ALMIR PSB 5.372 0,45
65 31369 - TEREZINHA DE JESUS PRB / PHS / PMN / PSL 5.333 0,44
66 31620 - ZIER PRB / PHS / PMN / PSL 5.327 0,44
67 28678 - ALVES / FRANCISCO ALVES PR / PRTB 5.292 0,44
68 12300 - MARCIO LOPES PDT / PSDB 5.072 0,42
69 31555 - DR. KAKÁ PRB / PHS / PMN / PSL 5.026 0,42
70 13123 - DR. VICENTE PMDB / PT 5.023 0,42
71 31777 - ELSON DAMASCENO PRB / PHS / PMN / PSL 4.988 0,42
72 43334 - ELPIDIO LUIZ PV 4.914 0,41
73 40840 - ROBERTO RIOS PSB 4.857 0,40
74 65789 - PROFESSOR EVALDO PC do B 4.809 0,40
75 50111 - TOINHA ROCHA PSOL / PSTU 4.637 0,39
76 45617 - ALRI NOGUEIRA PDT / PSDB 4.508 0,38
77 43777 - GERMANA SOARES PV 4.341 0,36
78 19190 - AUDIZIO OLIVEIRA PTN 4.137 0,34
79 65656 - MARIANO FREITAS PC do B 3.960 0,33
80 43000 - LAERTE PINHEIRO PV 3.841 0,32
81 13131 - JOVANIL PMDB / PT 3.728 0,31
82 65444 - JOÃO RICARDO PC do B 3.658 0,30
83 13031 - MOACIR TAVARES PMDB / PT 3.655 0,30
84 15190 - CORONEL DELADIER FEITOSA PMDB / PT 3.641 0,30
85 19100 - WELLINGTON SABOIA PTN 3.503 0,29
86 33777 - FÁBIO RUBENS PRB / PHS / PMN / PSL 3.481 0,29
87 70190 - PROF. GERONCIO COELHO PT do B 3.456 0,29
88 11000 - JAIME CAVALCANTE DEM / PP 3.428 0,29

Fonte: Justiça Eleitoral

Os 1.918 de Luizianne

Foram 1.918 votos que garantiram a vitória já no primeiro turno da prefeita Luizianne Lins (PT) em Fortaleza. A diferença corresponde a 0,16% dos votos válidos. É a votação do 157º candidato mais bem votado na disputa por uma vaga de vereador — que, obviamente, ficou longe de se eleger.

Exotismo nas eleições brasileiras

As eleições no Brasil foram notícia mundo afora

Ainda durante a campanha eleitoral, a CNN já havia exibido para o mundo uma matéria sobre vários candidatos brasileiros que adotaram para si o nome "Obama". Passada a votação, a agência de notícias AFP (uma das três mais importantes do mundo) volta ao tema "nomes inusitados" em seu balanço sobre as eleições no Brasil. "Obama, Bin Laden, Zidane e Papai Noel não conseguiram se eleger", informa matéria da AFP distribuída hoje.

O Papai Noel em questão, "que não passou pela chaminé eleitoral" (num trocadilho infame da AFP), é de Fortaleza. Na verdade, a agência não esclarece a quais dos papais-noéis se refere: Fortaleza teve dois candidatos a vereador que pegaram emprestado o nome do personagem símbolo do Natal. Taldo Papai Noel (PR) teve 206 votos, enquanto Papail Noel (Enoch Mateus) (PSol) teve 139 — de um total de 863 candidatos, esses dois tiraram 594º e 677º lugar, respectivamente, na lista de mais votados divulgada pela Justiça Eleitoral.

"El ascenso a la alcaldía de Luizianne Lins"

As eleições municipais no Brasil foram notícia em vários jornais do mundo nesta segunda-feira. No jornal El Mundo, o segundo maior da Espanha, o destaque foi a surpreendente virada de prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM) sobre Marta Suplicy (PT), que sempre aparecia em primeiro lugar nas pesquisas — os dois disputarão o segundo turno. O fato, segundo o diário espanhol, teria deixado os dirigentes petistas com "cara de enterro".

O contraponto à performance do partido do presidente Lula na maior cidade do Brasil foi o resultado das eleições em Fortaleza. Veja o que disse a matéria do El Mundo: "Em Fortaleza, capital do estado do Ceará e um dos troféus mais cobiçados, em razão de seu crescimento econômico, a situação foi diferente (da de São Paulo). O PT se impôs sobre seus adversários com a eleição à prefeitura de Luizianne Lins, uma de suas jovens promessas. De acordo com sondagens de boca de urna, a candidata petista obteve 53% dos votos (após a apuração, o número ficou em 50,16%), superando a porcentagem necessária para se proclamar vencedora no primeiro turno".

Encontro de Negócios em Língua Portuguesa

O V Encontro Empresarial de Negócios em Língua Portuguesa será lançado oficialmente em Fortaleza (CE) no próximo dia 15 de outubro, às 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) — avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Fortaleza, em setembro de 2009, e irá reunir cerca de mil empresários e representantes das comunidades dos oito países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe) e de câmaras portuguesas do comércio de países da América do Sul e de outros continentes. A iniciativa é do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil e das câmaras de comércio portuguesas de todo o país.

Fonte: Portugal Digital

Para ler antes do 5 de outubro

Falta transparência na Câmara Municipal de Fortaleza. É o que atestou a ONG Transparência Brasil, por meio de estudo do projeto Excelências (nomezinho interessante esse!). De acordo com a pesquisa, a câmara de vereadores de Fortaleza "não publica na internet informações a respeito do uso de verbas de gabinete de seus integrantes nem divulga dados sobre viagens realizadas pelos parlamentares". Também segundo o estudo, apesar de o parlamento municipal informar as presenças em reuniões plenárias, a casa omite dados sobre o comparecimento dos vereadores ao trabalho nas comissões.

Sobre os recursos públicos recebidos pelos vereadores de Fortaleza, os responsáveis pelo estudo afirmam o seguinte: "Por mais de uma semana tentou-se obter os dados referentes ao salário de cada vereador como também as verbas indenizatórias e de gabinete às quais têm direito durante o mandato, mas não se obteve êxito. Mesmo sendo informações públicas, não constam da página da Câmara na internet. Diversos departamentos da casa legislativa não souberam ou não quiseram informar. Tentou-se obter os dados diretamente com os vereadores, porém tampouco isso foi possível".

O projeto fez cálculos sobre o orçamento da Câmara para 2008: R$ 1,7 milhão por vereador. A manutenção da instituição custa R$ 30 para cada habitante da cidade. O estudo traz ainda dados dos vereadores sobre ocorrências na Justiça, punições de tribunais de contas, citações em matérias jornalísticas sobre corrupção, presença em plenário, evolução patrimonial, doações e financiamento eleitoral, entre outras informações também importantes.

Veja o resultado do estudo do projeto Excelências / Transparência Brasil sobre a Câmara Municipal de Fortaleza clicando aqui.

Avião quase faz pouso de emergência em Fortaleza


O Aeroporto Internacional de Fortaleza — Pinto Martins quase foi a alternativa para o pouso de um avião MD-11 da TAM (o da foto acima), que fazia a rota Paris—São Paulo, na madrugada do último dia 29. Cerca de quatro horas antes do pouso em Guarulho, os passageiros do vôo 8097 sentiram cheiro de fumaça no ar condicionado.

Passageiros falaram à rádio CBN que os comissários de vôo, na tentativa de localizar a origem da fumaça, abriram todos os bagageiros da aeronave, de matrícula PT-MSJ. Enquanto alguns passageiros tentavam ajudar a tripulação na busca, o clima na cabine era de tensão.

O comandante localizou o problema, isolou o sistema principal de ar condicionado, dissipando o cheiro, acionou o ar-condicionado auxiliar e descartou o pouso de emergência em Fortaleza, cidade que o avião sobrevoava durante a ocorrência.

A TAM confirmou que o problema foi resolvido com o acionamento do sistema auxiliar de ar-condicionado, tendo o vôo prosseguido até Guarulhos, onde pousou normal.

Duas semanas atrás, a aeronave PT-MSJ fez um pouso em Fortaleza. O avião passou uma hora e vinte minutos no Pinto Martins, na madrugada do dia 15 de setembro.

Fonte: O Globo Online e G1

Foto do dia: Bruni e Chantal


Toda a atenção de Carla Bruni (a de azul na foto acima) era para seu marido, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que discursava na abertura da Assembléia Geral da ONU. Ao lado, quem olhava para ela era Chantal, mulher do presidente de Camarões, Paul Biya. A foto, de Timothy A.Clary/AFP, foi publicada na Veja desta semana. A revista comenta a imagem: "Chantal é uma mulher imponente, famosa pela formidável cabeleira, e nunca, jamais iria olhar com inveja para Carla, como os maldosos disseram ao ver a foto acima". Ironia? O que você acha?