Para ler antes do 5 de outubro

Falta transparência na Câmara Municipal de Fortaleza. É o que atestou a ONG Transparência Brasil, por meio de estudo do projeto Excelências (nomezinho interessante esse!). De acordo com a pesquisa, a câmara de vereadores de Fortaleza "não publica na internet informações a respeito do uso de verbas de gabinete de seus integrantes nem divulga dados sobre viagens realizadas pelos parlamentares". Também segundo o estudo, apesar de o parlamento municipal informar as presenças em reuniões plenárias, a casa omite dados sobre o comparecimento dos vereadores ao trabalho nas comissões.

Sobre os recursos públicos recebidos pelos vereadores de Fortaleza, os responsáveis pelo estudo afirmam o seguinte: "Por mais de uma semana tentou-se obter os dados referentes ao salário de cada vereador como também as verbas indenizatórias e de gabinete às quais têm direito durante o mandato, mas não se obteve êxito. Mesmo sendo informações públicas, não constam da página da Câmara na internet. Diversos departamentos da casa legislativa não souberam ou não quiseram informar. Tentou-se obter os dados diretamente com os vereadores, porém tampouco isso foi possível".

O projeto fez cálculos sobre o orçamento da Câmara para 2008: R$ 1,7 milhão por vereador. A manutenção da instituição custa R$ 30 para cada habitante da cidade. O estudo traz ainda dados dos vereadores sobre ocorrências na Justiça, punições de tribunais de contas, citações em matérias jornalísticas sobre corrupção, presença em plenário, evolução patrimonial, doações e financiamento eleitoral, entre outras informações também importantes.

Veja o resultado do estudo do projeto Excelências / Transparência Brasil sobre a Câmara Municipal de Fortaleza clicando aqui.

Nenhum comentário: