"Nova" língua portuguesa

A maneira de se escrever em português vai mudar. A partir de 1º de janeiro de 2013, a chamada "norma culta" da língua portuguesa deverá seguir o que diz o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, celebrado 18 anos atrás, mas instituído oficialmente no país somente no fim de setembro passado, pelo Decreto nº 6.583. As novas regras ortográficas já podem ser usadas a partir de 1º de janeiro de 2009, quando começa um período de transição de quatro anos. O acordo permitirá a padronização da ortografia da língua e a facilitação do intercâmbio entre os oito países de língua portuguesa que o assinaram: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Alguns pontos curiosos do acordo (considerando-o em vigor):
  • Singapura é escrito com s (em Portugal já é assim).
  • Natural do Acre é acriano, com i.
  • Palavras terminadas em -ã mantêm o til ao formarem advérbios com final -mente ou derivados com sufixos começando com z: cristãmente, manhãzinha, etc.
  • Acaba o acento agudo para marcar a sílaba tônica gu nas formas verbais de verbos como arguir (já sem trema): arguo, arguis, argui, arguem, argua. Enxaguo, enxaguas e enxagua, por exemplo, só levam acento se a pronúncia for pela sílaba tônica xá: enxáguo, enxáguas e enxágua — em verbos como esse, as duas formas são possíveis, já que há duas formas de pronunciá-las.
  • Compostos dos quais se perdeu a noção de composição por justaposição são grafados aglutinadamente: mandachuva, paraquedas, paraquedista, etc.
  • Em compostos, a palavra mal se aglutina quando precede consoante (exceto h): malvisto, etc.
  • O hífen deve ser usado quando uma palavra iniciada por prefixo se junta a outra que comece com vogal igual à última letra do prefixo: micro-ondas, etc.
  • Palavras começando com circum- e pan- e cujo segundo elemento começa com vogal, m ou n, usa-se hífen: circum-navegação.
  • Usa-se apóstrofo quando, em algumas palavras compostas, o e de de não é pronunciado: cobra-d'água, etc.
  • Na translineação de uma palavra com hífen, se a partição coincidir com o local do hífen, este vai pra linha de baixo, junto com o restante do composto: vice- / -almirante.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu achei ridícula essa nova norma da língua portuguesa! Extremamente ridícula! Poucas mudanças são interessantes (como a entrada de K,W & Y no nosso alfabeto), mas a maioria é idiota! Como podem acabar com o trema? Sem falar nos acentos diferenciais e etc. Coisa de quem não tem o que fazer! Para falar a verdade o português antigo é que era bonito! Ex:Physica, saüdade, belleza, alphabeto, theatro, muyto, etc.
Mas essa mudança é indignante! Quer dizer que ao invés de eu falar lingüiça (lingwiça)e tranqüilo (trankwilo) eu terei de falar "linguiça" e "trankilo"? Até parece! QUE RIDÍCULO!!!