Filme bom de super-herói

Homem de Ferro, dirigido por Jon Favreau, baseado nas histórias em quadrinhos da Marvel, com Robert Downey Jr. como o personagem título, está em cartaz na cidade

O Homem de Ferro não é de ferro, mas de ouro e titânio. O mocinho, que não era lá uma pessoa tão boa, só mostra ter um coração depois de não poder contar mais com tal órgão vital. É com essas aparentes incoerências e contradições que se pode afirmar: um filme de super-herói pode, sim, ser muito bom. É o caso de Homem de Ferro (Iron Man, EUA, 2008), em cartaz em vários cinemas da cidade. Esse filme de ação combina na dose certa os esperados ingredientes para uma obra do gênero — a saber: aventura, ficção-científica, suspense, e os inevitáveis complementares comédia e drama. Não é um filme para levar o espectador à reflexão, seja lá sobre o que for. É apenas pura diversão.

Para quem não conhece a história do Homem de Ferro, personagem criado há 45 anos: o rico fabricante de armas Tony Stark se vê obrigado a construir uma espécie de armadura, após um incidente que ameaçou sua vida. Daí em diante, Stark decide usar toda a tecnologia que ele domina para lutar contra o "mal" — porque num filme de super-herói, bem x mal é básico. O filme é mais um da lista de adaptações de histórias em quadrinhos (HQs) para o cinema, mas figura entre os seletos campeões de bilheteria: arrecadou 100 milhões de dólares em seu fim de semana de estréia nos EUA, 71% de seu orçamento, de 140 milhões. Foi o primeiro filme bancado pela própria Marvel, por meio da Marvel Studios. Homem de Ferro 2, projeto em desenvolvimento, tem estréia prevista para 2010.

Alerta de Créditos: após os créditos finais, há uma cena com um personagem que não aparece no filme. E por falar em participação especial, o autor de HQs Stan Lee (um dos criadores do Homem de Ferro nos anos 60) aparece, como um homem com três loiras, a quem Tony Stark chama de Sr. Hefner (ao "confundi-lo" com o fundador da Playboy). Lee já afirmou que foi a participação mais divertida de todas que sempre faz nos filmes dos personagens criados por ele.

Nos próximos três anos, pelo menos 70 novos filmes baseados em HQs estrearão nos cinemas. Entre os destaques, o próximo lançamento é a continuação de O Justiceiro, que chega às telas dos EUA em dezembro. No ano que vem, tem o filme do Wolverine (cujas filmagens já começaram), da Liga da Justiça (em pré-produção) e do Surfista Prateado. Até 2011, serão lançados The Flash, Namor, Doutor Estranho e Capitão América (que já está com o roteiro sendo trabalhado).

Homem de Ferro
Direção: Jon Favreau; roteiro: Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum e Matt Holloway (baseado no personagem criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby); direção de fotografia: Matthew Libatique; edição: Dan Lebental; música: Ramin Djawadi; desenho de produção: J. Michael Riva; efeitos visuais: John Nelson; produção: Avi Arad e Kevin Feige; companhias produtoras: Dark Blades Films, Fairview Entertainment, Marvel Enterprises, Marvel Studios e Road Rebel. Duração: 2h06min.
Com: Robert Downey Jr. (Tony Stark / Homem de Ferro), Terrence Howard (Jim Rhodes), Jeff Bridges (Obadiah Stane / Monge de Ferro), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts) e Shaun Toub (Yinsen).
Classificação indicativa: 12 anos (contém agressão física e assassinato; tema: super-herói).
Nota do BdI: 9.

Nenhum comentário: