Um superfilme, um super-herói, um supervilão

Heath Ledger é o Coringa na segunda parte de Batman do diretor Christopher Nolan

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, EUA, 2008) é mais que uma continuação de Batman Begins (2005), é mais que outro produto da franquia cinematográfica do homem-morcego. Consciente do que esperar de um filme de ação (com toques de policial, drama, mistério e suspense), posso dizer que é um filme excelente. O herói mascarado Batman (Christian Bale) e o tenente James Gordon (Gary Oldman), da polícia de Gotham City, juntam forças com o promotor de justiça da cidade, Harvey Dent (Aaron Eckhart), para pegar um ladrão de bancos psicótico conhecido como Coringa, enquanto outras forças tramam contra eles, e os crimes do Coringa tornam-se cada vez mais mortais.

A volta de Batman às telas, sob a direção de Christopher Nolan nas duas últimas obras, não foi um trabalho menor para o diretor, que soube, sem deixar de lado o humor negro na medida certa e sem gastar o orçamento de 150 milhões de dólares com firulas, resgatar a aura sombria do herói, muitas vezes perdida nas adaptações para o cinema do personagem dos quadrinhos criado em 1939. Sem falar que é difícil conduzir uma história sem se esquecer do que ela é em sua essência: a luta do bem contra o mal — neste caso, a rivalidade entre Batman e Coringa.

Nas duas horas e meia de filme (que poderia ser uns 15 minutos mais curto), o que há de melhor é o Coringa. Se foi um filme mais esperado que seu antecessor, três anos atrás, não se pode negar que a morte de Heath Ledger (de overdose acidental de medicamentos, no início do ano, aos 28, já tendo concluído seu trabalho no filme) fez crescer o interesse (ou a curiosidade) sobre O Cavaleiro das Trevas.

Mas o reconhecimento do trabalho de Ledger na construção e interpretação do vilão não é do tipo que os mortos costumam ter. Nolan já depositava confiança em Ledger antes mesmo de pronto o filme: "Por que Heath Ledger como Coringa? Porque ele não tem medo", disse. Foi um trabalho memorável — estivesse Ledger vivo, seria um desafio para ele ter uma interpretação que superasse o nível de desprendimento que ele demonstrou em seu último trabalho. O ator passou um mês morando num quarto de hotel formulando seu personagem: aspectos psicológicos, postura, voz, etc. Começou a escrever um diário, com o que seriam os pensamentos e sentimentos de Coringa. Estudou quadrinhos antigos, que mostravam mais da alma do vilão.

Michael Caine, o mordomo Alfred, comentou sobre Heath Ledger e seu Coringa: "Jack Nicholson (o Coringa do Batman de 1989) era como uma figura de palhaço, benigna e travessa, talvez um tio velho assassino. Ele poderia ser engraçado e fazer você sorrir. Heath seguiu uma direção completamente diferente da de Jack. Ele era como um psicopata realmente assustador. Ele é um cara amável e seu Coringa vai ser uma tremenda revelação nesse filme". Caine disse isso após ver a atuação de Ledger como o Coringa. O veterano ator inglês ainda não tinha conhecido o jovem colega australiano. A interpretação de Ledger assustou tanto Caine que ele esqueceu sua fala.

Não se sabe se haverá um novo Coringa sem Ledger (incerteza que também existia em relação a um Coringa que não Nicholson). Mas um terceiro Batman pode ser feito. Bale, Caine e Oldman têm contrato para três filmes.

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Direção: Christopher Nolan; roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan (baseado em argumento de Christopher Nolan e David S. Goyer); personagem Batman criado por Bob Kane; Batman e outros personagens são dos quadrinhos da DC; direção de fotografia: Wally Pfister; edição: Lee Smith; música: Hans Zimmer e James Newton Howard; desenho de produção: Nathan Crowley; produção: Charles Roven, Emma Thomas e Christopher Nolan; companhias produtoras: Warner Bros. Pictures, Legendary Pictures, DC Comics e Syncopy. Duração: 2h32min.
Com: Christian Bale (Bruce Wayne / Batman), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Heath Ledger (Coringa), Gary Oldman (Ten. James Gordon), Aaron Eckhart (Harvey Dent / Duas-Caras), Maggie Gyllenhaal (Rachel Dawes) e Morgan Freeman (Lucius Fox).

Nenhum comentário: