Faz frio em Fortaleza

Fortaleza, 19ºC (o "patrocínio" foi acidental)

Há algum tempo, estava no meio da rua, estava morrendo de frio. O termômetro (aqueles relógios publicitárias que dizem a temperatura) informava: 19ºC. Não fazia idéia da temperatura mais baixa já registrada na capital, mas como parecia que eu estava na frente do vento de um ar-condicionado, algo me fez acreditar que estava vivendo algum momento histórico climático. Sem nada mais importante pra fazer, esperei um pouco para ver se o termômetro confirmava. Eis que ele mostra: 18ºC. Quis ter uma máquina fotográfica à mão, mas não tinha

Sexta-feira passada, dia 18, de novo estou morrendo de frio. Mas agora tenho máquina (ou celular que tira fotos bem ruinzinhas). E pude registrar os 19ºC que alguns anos atrás tanto me impressionaram. Não sei quem regula a veracidade do que dizem esses termômetros de rua, mas mesmo que eles estejam desregulados, esses dias Fortaleza pode ter batido ou chegado próximo de sua temperatura mínima recorde, que é de 19,3ºC, registrada em 1971, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

3 comentários:

Felipe Merten disse...

Cara, imaina entao voce aqui no Rio Grande do Sul, se tu acha isso frio, nao imagina um termometro abaixo de 0.

ROdrigo disse...

Uma vez, umas 4h da madruga, vi o relógio ali da catedral de Fortaleza marcando 17graus... quando digo, ninguém acredita... geralmente acontece no mês de janeiro...

Por aqui, prox. a linha do equador, as temperaturas não baixam... clima estável... por isso o espanto...

Raphael disse...

Engraçado você que postou a matéria mencionar seu espanto com a temperatura, pois também me impressionei outro dia. Aconteceu exatamente como citou o Rodrigo, pois por volta das 4h da manhã, tive que sair de casa pra resolver uns problemas e me deparei com um desses relógios de rua marcando incríveis 17ºC, olhei novamente pra confirmar, mas já tinha sumido e precisei seguir em frente, fiquei surpreso e até pensei que fosse erro na medição, não sei o que realmente aconteceu. E ontem mesmo, aconteceu algo parecido com o que citou quem fez essa postagem. Passou o dia chovendo, então às 18h tava sentindo um frio danado, e o relógio de rua marcando 24ºC, esperei pra ver de novo e caiu pra 23ºC, algo impressionante, pode não ser para muitos onde isso é normal, mas estamos falando de Fortaleza, e isso aqui é raro, geralmente a essa hora faz uns 27ºC ou 28ºC.