Novo Mondubim

Mais um bairro foi criado pelos vereadores de Fortaleza. Com a desculpa usual de "oficializar a denominação", o Decreto Legislativo 465 (publicado em 6 de dezembro) criou o bairro Novo Mondubim, em área antes pertencente ao bairro Manoel Sátiro. A Lagoa do Mondubim, que ficava no Manoel Sátiro — e não no Mondubim! — agora localiza-se no Novo Mondubim.1

A delimitação do bairro é a seguinte: da esquina com a R. Cônego de Castro, segue pela R. Waldir Diogo, segue à esquerda pela continuação da Av. Contorno Oeste, segue à direita pela R. Santa Marlúcia, segue até o ponto mais próximo da Lagoa do Mondubim, segue em sentido horário pelo contorno da lagoa até o ponto mais próximo da via férrea que fica a leste da lagoa, segue pela via férrea até a Av. Contorno Norte do Conjunto Esperança, segue pela R. Estrada do Siqueira até a R. Cônego de Castro, de onde segue à direita até o ponto inicial. Confira a localização abaixo.

Deve haver quem acredite que criar bairros — ou "oficializar" suas denominações — gerem dividendos políticos. Só assim para entender essas novidades geográficas em Fortaleza — algo que complica a vida de cidadãos ("em que bairro moro mesmo?"), carteiros, estatísticos e planejadores urbanos em geral.

O bairro Novo Mondubim já está na Wikipédia.



Diários oficiais e oficiosos

O vereador de oposição João Alfredo (PSol) escreveu em seu twitter que acha "estranho" o atraso na divulgação das edições do Diário Oficial do Município no site da prefeitura de Fortaleza. Não fui conferir se os diários são impressos e disponibilizados na Imprensa Oficial do Município na data correta. O fato é que a prefeitura de Fortaleza é conhecida por divulgar com atraso seu diário oficial. Falo com a autoridade de quem acompanha religiosamente a publicação dos diários oficiais de Fortaleza, do Ceará e da União.

No caso de Fortaleza, tratado pelo vereador, não sei se se trata de má fé, incompetência ou escassez de recursos humanos ou técnicos. Só sei que qualquer das alternativas redunda em prejuízo para a sociedade. Descaramento de esconder o atraso mesmo é que quando disponibiliza a edição do DOM em seu site, a prefeitura diz que o fez no dia da edição: por exemplo, o do dia 30/11 foi publicado apenas em 14/12, mas o site informa ter sido "adicionado em 30/11". Todos os diários lá estão perfeitamente "adicionados" nas respectivas datas corretas.

O estado também tinha o problema de atrasos, mas desde o início do governo Cid, com raros atrasos de um dia, o Diário Oficial do Estado está disponível no mesmo dia da edição. Excelência mesmo, sem falhas e com ótimos mecanismos de pesquisa, só no âmbito federal.

Qatar se escreve com quê?

O telefone toca no gabinete do presidente da República. Na linha, o ministro do Esporte.

Lula: Landinho! Bom falar contigo. Qual a novidade?

Orlando: Presidente, eu tenho aqui a notícia sobre a sede das Copas de 2018 e 2022.

Lula: Ótimo. Diz aí.

Orlando: 2018, Rússia. 2022, Qatar.

Lula: Catar o quê?

Orlando: A Copa de 2002 vai ser no Qatar, o país.

Lula: Não conheço. Não sei nem como se escreve. Se escreve com quê?

Orlando: Sim.

Lula: Quis perguntar qual a inicial.

Orlando: Q.

Lula: A primeira letra.

Orlando: Q.

Lula: A primeira letra desse país.

Orlando: Q.

Lula: A inicial!

Orlando: Qatar se escreve com Q.

Lula: Você é que está me perguntando agora?

Orlando: Eu estou dizendo: Qatar se escreve com Q.

Lula: Olha só, eu estou perguntando: esse nome se escreve com quê?

Orlando: Com essa letra.

Lula: Quê?

Orlando: Isso.

Lula: Você vai ou não vai me dizer como se escreve o nome da sede da Copa de 2022?

Orlando: Ih!...

Lula: I? Se escreve com I? O nome do país começa com I?

Orlando: Não.

Lula: Então começa com quê?

Orlando: Ih!, presidente…

Lula: É com I ou não?

Orlando: Não, presidente.

Lula: Então é com quê?

Orlando: É, presidente.

Lula: Com E?

Orlando: Não, presidente.

Lula: Olha, Landinho. Eu preciso saber como se escreve o nome das próximas sedes da Copa do Mundo. Ponha o presidente da Fifa no telefone.

Orlando: Sepp?

Lula: Não sei. Quero um telefonema, não uma carta.

Orlando: O senhor quer o Sepp?

Lula: Não.

Orlando: O senhor não quer o Sepp...

Lula: Não. Mas já que você mencionou, posso mandar depois uma correspondência oficial. Então me ligue com a Fifa.

Orlando: Com o Sepp. Tá certo.

Lula: Não precisa de CEP pra fazer essa ligação! Quero falar com o cara da Fifa.

Orlando: Mas não necessariamente com o Sepp?

Lula: Te-le-fo-ne! Você poderia, por favor, fazer essa ligação?

Orlando: Pra quem?

Lula: Quem é o president da Fifa?

Orlando: Sepp.

Lula: Quer saber de uma coisa?! Não quero mais que você nem ligue nem mande correspondência pra Fifa. Só queria que alguém me dissesse como se escreve o nome da sede da Copa de 2022...

Orlando: Com Q, presidente.

Lula: E deixe pra lá essa história do nome do país. Só me diga o nome do presidente da Fifa, que encarrego outra pessoa de postar minha carta. É não sei o quê Blatter...

Orlando: Sepp.

Lula: Tá bom... Vou descobrir o CEP e o endereço completo. Ainda bem que com a Rússia não tem esse problema. É com C, né!

Orlando: Comigo!?

[FIM]

(Baseado em esquete de Jim Sherman “Hu is the new chief in China”)

Criminalização da discriminação e do preconceito de orientação sexual

O autor de um blog publicado por um portal de internet cearense diz que quer ser jornalista e se aventura a publicar o que redige sem saber escrever bem em língua portuguesa. Mas não pretendo falar da forma, mas do conteúdo de um post sobre o Projeto de Lei da Câmara 122/2006, que criminaliza a prática, a indução e a incitação à discriminação ou ao preconceito de orientação sexual. O projeto de lei tramita no Congresso Nacional e desde fevereiro está empacado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, aguardando realização de audiência pública.

O blogueiro apresenta-se como cristão, mas parece achar que isso siginifca segregar aqueles que não agem seguindo os preceitos de sua religião. Pois é isso que o projeto de lei pretende evitar: que homossexuais sejam impedidos de ter os mesmos direitos dos heterossexuais, por consequência de sua orientação sexual. As falhas enquanto profissional de comunicação não se restringem aos escorregões de português. Ele aponta que o projeto, se aprovado, permitiria situações inaceitáveis do seu ponto de vista. Seria uma questão de opinião, se não fossem inverdades as supostas consequências descritas pelo futuro (?) jornalista.

  • Ninguém será punido por apresentar opinião contra o comportamento homossexual. Somente será sujeito a pena se pregar injúrias e ofensas contra homossexuais ou se induzir à discriminação ou ao preconceito. (Há mesmo gente preocupada em defender o direito de injuriar e ofender os outros, ou de ser discriminatório ou preconceituoso?) Além disso, nenhuma religião é obrigada a realizar celebrações por força de lei ou processo civil ou judicial;
  • Alguém poderia alegar que fora demitido por ser gay e querer tirar vantagem dessa situação, sim. Há gente de mau caráter de todos os gêneros sexuais. É para isso que existe o processo, para ambas as partes apresentarem alegações, e a autoridade competente decidir quem está certo.
  • Se alguém se indignar com dois homossexuais "nas vias de fato" por aí, não será punido. Deverá chamar é a polícia. Praticar atos obscenos em lugar público ou aberto ao público é crime. Isso vale para heterossexuais também. Ou alguém acha que comportamento assim de um casal hétero é permitido?;
  • Indignar-se com um beijo de dois homossexuais, como não o faria com um beijo de um homem em uma mulher, também não será razão para ninguém ser processado — desde que essa indignação não se transforme em prática, indução ou incitação à discriminação ou ao preconceito.
Uma das hipóteses do post resta verdadeira: o pai que pedir para mudar seu filho de sala de aula por não querer que este tenha um professor gay poderá ser processado, por praticar a discriminação ou preconceito de orientação sexual. E é neste ponto que a argumentação do blogueiro precisa melhorar. É fato que, com a aprovação do projeto, atitudes como essa poderão ser consideradas crime. Falta então ao autor esclarecer: não concorda com que se considerem crime práticas discriminatórias ou preconceituosas contra homossexuais — é isso mesmo? Será questão de opinião, e que deve ser respeitada. Há quem tenha opiniões na mesma linha em relação a negros, por exemplo.

Por fim, no post do blog, o autor oferece um "modelo de carta" a ser enviada aos senadores, para os influenciar a rejeitar a proposta. O modelo é extremamente convincente: no primeiro parágrafo, identifica o remetente como doutora em genética humana, com sua opinião sobre o que chama de "desvio de sexualidade"; no segundo parágrafo, apresentando-se como profissional da área médica, expõe estatísticas não confiáveis que apontam homossexuais como potenciais suicidas, homicidas e usuários de drogas, e opina: "Não pode ser normal pessoas morrerem com garrafas dentro do intestino" (Não pode mesmo! Mas e isso com o projeto de lei?); no terceiro, vendo-se "como cristã", compara homossexualismo, que define como "doença", a corrupção e adultério. É um primor de persuasão esta carta. Só não sei como argumentos tão pessoais podem ser usados como "modelo".

Lamento a pobreza argumentativa contra o projeto de lei. Isso enfraquece uma dicussão que deveria ser importante. Porém, parece um sinal de que a aprovação do projeto não é assim difícil.

Tabela mórbida

O IBGE divulgou hoje a "Tábua Completa de Mortalidade" referente a 2009, que revela a expectativa de vida dos brasileiros em cada idade, do nascimento aos 80 anos ou mais. Veja abaixo com qual idade espera-se que você deixe de viver, de acordo com estudos do IBGE...

Idade atual Expectativa de vida
0 73,2
1 74,9
2 75
3 75,1
4 75,1
5 75,2
6 75,2
7 75,2
8 75,3
9 75,3
10 75,3
11 75,3
12 75,3
13 75,3
14 75,4
15 75,4
16 75,4
17 75,5
18 75,6
19 75,6
20 75,7
21 75,8
22 75,9
23 75,9
24 76
25 76,1
26 76,2
27 76,3
28 76,4
29 76,5
30 76,6
31 76,6
32 76,7
33 76,8
34 76,9
35 77
36 77,1
37 77,2
38 77,3
39 77,4
40 77,6
41 77,7
42 77,8
43 77,9
44 78,1
45 78,2
46 78,4
47 78,5
48 78,7
49 78,9
50 79
51 79,2
52 79,4
53 79,6
54 79,8
55 80
56 80,3
57 80,5
58 80,7
59 81
60 81,3
61 81,5
62 81,8
63 82,1
64 82,5
65 82,8
66 83,1
67 83,5
68 83,8
69 84,2
70 84,6
71 85
72 85,4
73 85,9
74 86,3
75 86,8
76 87,3
77 87,9
78 88,4
79 89
80 ou + + 9,6

Quatro D

A Quatro D Promoções, que seria um braço de promoção de eventos do Grupo O Povo, parece não ter ficado mesmo só numa festa de lançamento de uma nova coluna do caderno People, quatro meses atrás. Em janeiro, levará ao Mucuripe Club o "Fortaleza Mix Festival", com atrações que são a cara da FM adolescente: estão confirmadas as bandas NX Zero e Restart.