O brasão e nada mais

Em meio a centenas de projetos de lei que tratam de inutilidades e afins, a Câmara Municipal de Fortaleza discutirá enfim uma proposta importante, mesmo que simples. Trata-se do Projeto de Lei 456/2010, do vereador Ciro Albuquerque, do partido oposicionista PTC. Pelo projeto, o único símbolo permitido em peças de propaganda, fachadas, placas, fardamentos, papelaria e similares da administração municipal será o brasão do município e a inscrição "Prefeitura Municipal de Fortaleza".

Toda gestão é isto: início de mandato e uma dinheirama é torrada com a aplicação da "nova marca da prefeitura" em prédios, placas, adesivos — sem falar nos formulários e panfletos ainda úteis, mas que são jogados no lixo por conter a "marca antiga". E ainda há o gasto do período eleitoral, com tinta preta e plástico escuro para cobrir temporariamente a simbologia dos administradores que se esquecem do princípio constitucional da impessoalidade.

Bom exemplo de prática é a que tomou o governo estadual, ao utilizar apenas o brasão do estado do Ceará em toda a sua comunicação visual.

Nenhum comentário: