A eleição de Dilma e os jornais do mundo

O assunto está morno, em termos jornalísticos, mas aqui vão as capas de importantes jornais estrangeiros, que estamparam, com mais ou menos destaque, a eleição de Dilma Rousseff à presidência da República.

Os telejornais que noticiaram a eleição mostravam a repercussão que esses meios deram ao assunto, mas mostravam a manchete dos seus respectivos sites, algo que parece não mostrar a importância dada tanto quanto ocorre com a decisão de levar o tema à primeira página da publicação impressa.

The Wall Street Journal, de Nova York (EUA): "a nova presidente do Brasil" (no cabeçalho) é a "protégée de Lula" (no texto da chamada)

El Universal, de Caracas (Venezuela), em manchete do dia, diz que Dilma teve desempenho melhor que Lula, já que venceu a primeira eleição que disputou

USA Today (EUA): "ex-guerrilheira ganha presidência do país" (em chamada com foto)

El País, de Madri (Espanha): "vitória moral para Lula" — foto de Dilma é a principal da página

Público, de Lisboa (Portugal): "Dilma presidente: a mulher a quem Lula deu o Brasil" é a manchete do dia, que toma toda a primeira dobra do jornal. A imprensa brasileira dá tamanho destaque às eleições portuguesas?

The New York Times, de Nova York (EUA): destaque para eleição da primeira mulher presidente do Brasil, "um voto pela continuidade das políticas de Lula" (chamada no rodapé)

Frankfurter Allgemeine, de Frankfurt (Alemanha): "Dilma Rousseff vencedora das eleições no Brasil" (apoio: Google Tradutor)

Jornal de Santa Catarina, de Blumenau (SC): a primeira página mais brega do Brasil — assinatura com batom é de lascar...

24 Hours Daily, de Sófia (Bulgária): país do pai de Dilma acompanhou de perto as eleições — principal foto da página (mas não consegui ser ajudado pelo Google Tradutor...)

Nenhum comentário: