Sotaque e preconceito

A coluna Moeda Forte, da revista Istoé Dinheiro, traz em sua última edição (aqui, no cache do Google) uma nota sobre a chegada a Salvador da Hapvida, de Fortaleza, terceira maior empresa de assistência de saúde do Brasil. O que chamou atenção na nota, porém, foi o seu título, "Saúde com sotaque". Mesmo que não se saiba se o "sotaque" se refere à origem da empresa (CE) ou a seu novo mercado (BA), trata-se de mais um caso de preconceito no uso dessa palavra.

Toda região, cidade ou país tem seu sotaque. Mas a grande imprensa costuma usar essa palavra apenas para se referir à pronúncia típica de quem não está no chamado "eixo Rio-São Paulo". A pergunta que pode esclarecer se houve ou não preconceito: se a nota fosse sobre a paulista Amil, por exemplo, ou mesmo sobre o mercado de São Paulo, falariam em sotaque? Ou sotaque é algo que só nordestino tem?

[2817]


Boa Vista, o bairro "fantasma" de Fortaleza

Você sabe em que bairro fica o estádio Castelão? "No bairro Castelão, óbvio". Resposta errada! É que desde 11 de novembro de 2009, com a publicação do Decreto Legislativo 391, a área onde se localiza o estádio, que deverá ser palco de jogos da Copa do Mundo de 2014, faz parte do bairro Boa Vista. A denominação, promulgada quase dois anos atrás pelo então presidente da Câmara Municipal de Fortaleza Salmito Filho (PT), foi uma proposta do vereador Joaquim Rocha (PV).

A matéria legislativa não traz a redação que se espera de um ato que venha a delimitar um bairro. Sua delimitação torna-se difícil de entender, pois seu limite oeste é o açude Uirapuru, que não faz interseção com o limite norte (Rua José Albino) nem com o sul (Avenida Deputado Paulino Rocha).

O projeto disponível no site da Câmara de Fortaleza não traz o croqui original. O contorno do novo bairro pareceu, então, entregue à imaginação de quem desenhou, no Google Maps, o croqui de localização que acabou publicado na edição do Diário Oficial do Município anexo ao decreto legislativo — um desenho medonho, pelo qual quarteirões de várias ruas (e até uma mesma casa) passam a fazer parte de dois bairros diferentes.

A intenção do projeto — não explicitada, diga-se — parecia ser dar um novo nome ao bairro Mata Galinha, do qual seus moradores demonstram não gostar ou nem sequer conhecer. O bairro era contornado pelas avenidas Deputado Paulino Rocha, Alberto Craveiro, ruas Guadalajara e São José, e Rio Cocó (subindo de volta até a Paulino Rocha). Bastava ter clara essa informação para resolver o "problema" do Mata Galinha, se fosse o caso.

Sem se levar em conta o croqui publicado, o texto do decreto legislativo acabou com o Mata Galinha, mas também o fez com o bairro Castelão, que era contornado pela avenidas Dedé Brasil, Alberto Craveiro e pelo açude Uirapuru. Mas ninguém sabe o que vale, se o croqui anexo ou o texto do Decreto Legislativo 391 (art. 1º, parágrafo único).

A norma que criou um novo bairro em Fortaleza pareceu esquecida, mesmo com toda essa problemática em torno dela. Fica por isso mesmo? Qual a importância de se criarem novos bairros, se ninguém dá atenção aos atos que os criam? Enquanto isso, Fortaleza tem um bairro oficialmente fantasma.

Bairro Boa Vista, segundo o croqui anexo ao Decreto Legislativo 391.

Bairro Boa Vista, segundo o parágrafo único do artigo 1º do Decreto Legislativo 391.

[2790]

Ranking do saneamento

Lançado em maio do ano passado, a pesquisa do Instituto Trata Brasil é o mais recente de uma série de estudos que monta um "ranking do saneamento" das cidades brasileiras com mais de 300.000 habitantes. Fortaleza vem despencando nas avaliação. Em 2003, ano do primeiro estudo, a cidade estava bem colocada, em 5º lugar. Na época, o índice de abastecimento de água era de 96% e o de esgoto, 54%. Em 2004, Fortaleza ficou na 14ª posição, sendo notável o aumento de 19% no valor da tarifa média por metro cúbico. Um ano depois, 18ª colocação. Em 2006, em 30º lugar, os índices de água e de esgoto chegavam a 86% e 46%, respectivamente. Em 2007, um avanço de 4 posições no ranking. Em 2008, cujos dados originaram o estudo mais recente, Fortaleza aparece em 28º lugar.

Curiosidades reais

Curiosidades sobre a rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

- Em Portugal, é conhecida como Isabel II.

- É uma das três atuais rainhas "reinantes" (que não são consortes, i.e., não são casadas com um monarca). As outras são Beatrix, rainha dos Países Baixos desde 1980, e Margrethe II, rainha da Dinamarca desde 1972.

- A casa real de Elizabeth II, Windsor, recebeu esse nome em 1917, em substitução a Saxe-Coburg and Gotha (Saxe-Coburgo e Gota). Os reis de Portugal a partir de 1853 são dessa casa. Os do Reino Unido só o seriam a partir de 1901.

- Elizabeth II tem o segundo reinado mais longo do Reino Unido, ficando atrás apenas da rainha Victoria (63 anos e 216 dias), a quem deverá ultrapassar em 10/09/2015.

- Em 18/10/2034, ela ultrapassará a marca de Sobhuza II (1899-1982), que reinou a Suazilândia por 82 anos e 254 dias, tornando-se a monarca de reinado mais longo entre os historicamente confirmados.

- Hoje, apenas um monarca reina há mais tempo que Elizabeth II: Rama IX, rei da Tailândia desde 1946.

[2745]