Domingo é dia de Oscar

Domingo é dia de Oscar. Aqui vão os palpites do BLOG DO ILO para as principais categorias da premiação:

Melhor Filme - o prêmio deve ficar com O Discurso do Rei. Merecido. Boa parte da crítica, porém, simpatiza por A Rede Social, que é um filme muito bom, mas não do tipo para ser premiado com o principal Oscar. Observação: não vi Minhas Mães e Meu Pai, 127 Horas, e Inverno da Alma.

Melhor Diretor - Parece ser a categoria mais disputada. Não tenho um preferido, mas diria que os menos merecedores entre os indicados são os irmãos Coen, de Bravura Indômita. Posso apostar que David Fincher, de A Rede Social, deve levar a estatueta — uma espécie de consolação por não dever levar o prêmio de melhor filme. Até porque penso que outros filmes dele, Clube da Luta e Seven, são melhores.

Melhor Atriz - Como das concorrentes só vi a atuação de Natalie Portman, em Cisne Negro, não posso falar das demais. Mas diria que Portman fez um excelente trabalho, digno de premiação. E ela parece mesmo ser a favorita. Por outro lado, os críticos que gostam de azarões falam que Michelle Williams, de Namorados para Sempre, merece mais.

Melhor Ator - Não vi James Franco, em 127 Horas, nem Javier Bardem, em Biutiful. Dos outros três indicados, acho que leva o prêmio Colin Firth, de O Discurso do Rei. Merecido.

Atriz Coadjuvante - Não vi Jacki Weaver, em Reino Animal, que é apontada como potencial vencedora-surpresa na categoria. Se só posso falar do que vi, espero a merecida premiação de Melissa Leo, de O Vencedor. Porém, muita gente espera que o Oscar vá para a adolescente Hailee Steinfeld, de Bravura Indômita.

Ator Coadjuvante - Dos cinco indicados, só vi Christian Bale, de O Vencedor, e Geoffrey Rush, de O Discurso do Rei. Rush, ator de que gosto muito, parece o favorito e a aposta da crítica. Mas espero que chamem o nome de Bale para receber o prêmio. Ele merece.

Roteiro Original - Não vi Minhas Mães e Meu Pai nem "Another Year" (sem título no Brasil; em Portugal: Um Ano Mais). Dos demais, e pelo que tenho lido, O Discurso do Rei deve levar. Mas acho o roteiro de A Origem, com perdão do trocadilho, o mais original, além de excelente.

Roteiro Adaptado - Sem ter visto 127 Horas nem Inverno da Alma, minhas apostas e minha torcida vão para A Rede Social, cujo roteiro soube levar um livro para a telona mantendo-o interessante, mesmo com muitas falas.


Um bedel para a Câmara dos Deputados

Roberto Pompeu de Toledo costuma fazer leituras bastante coerentes da realidade brasileira. Em meio a sua argumentação, suas descrições simples, temperadas com humor inteligente, são para ser guardadas. Nesta semana, no espaço que escreve quinzenalmente na revista Veja, entre outros assuntos, ele fala da ideia de a Câmara dos Deputados ter um bedel. Leia a seguir o que Toledo pensa sobre a disciplina dos parlamentares em seu local de trabalho, num trecho de seu texto "Crônica parlamentar":

"Nenhuma reforma política será bem-sucedida sem a instauração da figura do bedel na Câmara dos Deputados. [...] Em atenção às novas gerações, bedel era o funcionário encarregado de manter a disciplina entre os alunos. Alguns deles tinham inclusive a função de capturar gazeteiros, o que também seria oportuno, neste novo caso. Na Câmara, o clima lembra muitas coisas, menos um ambiente de trabalho. As pessoas preferem ficar de pé. Algumas rodam pelo salão. Outras formam rodinhas, como nas recepções e nos velórios. Reunidas numa sala de aula, conformariam o pesadelo do professor. [...] Só raríssimas vezes se presta atenção em quem está discursando. Continua-se a conversar, a rir e a falar ao celular. A Câmara foi feita para sediar o debate dos grandes temas nacionais. Ainda que as pessoas ali reunidas tivessem interesse nos grandes temas nacionais, e capacidade intelectual para enfrentá-los, o que é duvidoso, como fazê-lo em tal balbúrdia? Nenhuma empresa funcionaria desse jeito. Nenhum ministério."

Você sabe o nome de seu deputado?

Oito deputados estaduais do Ceará usam nomes que, na verdade, não constam em suas certidões de nascimento: Tin Gomes, Augustinho Moreira, Sineval Roque, Gony Arruda, Dedé Teixeira, Neto Nunes, Lula Morais e Teo Menezes. Você sabe o verdadeiro desses deputados? Veja abaixo:

Tin Gomes - Agostinho Gomes
Augustinho Moreira - Augusto Moreira
Sineval Roque - Antônio Roque
Gony Arruda - Esmerino Arruda Jr.
Dedé Teixeira - José Teixeira
Neto Nunes - Francisco Nunes (não tem "Neto" no nome)
Lula Morais - Luiz Morais
Teo Menezes - Teodorico Menezes

UFC tem melhor índice geral de cursos no CE

O Ministério da Educação publicou o Índice Geral de Cursos (IGC) 2009. Das universidades localizadas no Ceará, a instituição com melhor índice foi a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 330 pontos, o que a coloca na faixa 4 (a mais alta é a 5) e na 36º colocação entre as universidades brasileiras. Em seguida vêm a Universidade de Fortaleza (Unifor), com 273 pontos (faixa 3) e 74º lugar, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), com 249 pontos (faixa 3) e 103º lugar, a Universidade Regional do Cariri (Urca), com 218 pontos (faixa 3) e 140º lugar, e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com 217 pontos (faixa 3) e 141º lugar.

Entre os centros universitários, Cefets e Ifets, a instituição cearense mais bem colocada foi o IFCE, que aparece na 35ª colocação, com 262 pontos (faixa 3).

Já entre os outros tipos de instituição de ensino superior, quem fez mais pontos no Ceará foi o Centec de Limoeiro do Norte, na 111ª posição, com 280 pontos (faixa 3), seguido pela Faculdade 7 de Setembro (273 pontos, faixa 3), o Centec de Sobral (266 pontos, faixa 3), a Faculdade Christus (262 pontos, faixa 3), a Faculdade Farias Brito (244 pontos, faixa 3), a Faculdade Leão Sampaio / Juazeiro do Norte (242 pontos, faixa 3), a FaC (239 pontos, faixa 3), a FIC (239 pontos, faixa 3), a Fafor (236 pontos, faixa 3), a Faculdade Ateneu (235 pontos, faixa 3), a Faece (228 pontos, faixa 3), a Fametro (227 pontos, faixa 3), a Faculdade Católica Rainha do Sertão / Quixadá (220 pontos, faixa 3) e ainda, nesta ordem, Fatene, Fanor, Faculdade do Vale do Jaguaribe / Aracati, Faculdade Vale do Salgado / Icó, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Faculdade Lourenço Filho, Faculdade Católica do Ceará, FGF, Centec Cariri / Juazeiro do Norte (até aqui todas faixa 3); Fateci, Flated, Faculdade de Juazeiro do Norte, Faculdade Católica de Fortaleza, Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, Face, Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza, FAP / Juazeiro do Norte, Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza, Iesf (até aqui faixa 2); Inta / Sobral, Faculdade Cearense, Faculdade de Milagres, Centec de Sobral, Faculdade Luciano Feijão / Sobral, Faculdade de Tecnologia Evolução, Centec Sertão Central / Quixeramobim (estas últimas sem aferição da faixa).

DN tem maior circulação no CE

O Diário do Nordeste mantém-se como o jornal cearense de maior circulação, segundo os dados de dezembro de 2010 divulgados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). No último mês do ano passado, a média diária de circulação do DN foi de 38.276 exemplares, colocando o jornal na 28ª posição entre os diários mais vendidos do Brasil — correspondente a 0,92% do mercado nacional. Por outro lado, houve expressiva queda em relação a dezembro de 2009: -7,13%.

Entre os jornais do Nordeste, o DN fica atrás apenas dos baianos Correio da Bahia (cuja circulação em dezembro de 2010 foi 117% maior que no mesmo período do ano anterior) e A Tarde e do pernambucano Jornal do Commercio.

Na lista dos 94 jornais mais vendidos do país auditados pelo IVC, o único outro cearense a aparecer é o O Povo, na 43ª colocação, com 24.856 exemplares diários (0,6% do mercado nacional). Em relação a dezembro de 2009 também houve queda na circulação, mas menor que a de seu concorrente: -1,27%.

O jornal mais vendido do Brasil em dezembro passado foi a Folha de S.Paulo, com 301.243 exemplares (7,23% do mercado), que teve aumento na circulação de 4,14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Custo efetivo total

Útil calculadora de custo efetivo total (CET) no site do Ministério da Fazenda, para se saber a taxas de juros mensal, o valor da prestação ou o valor financiado: clique aqui.