Pré-história em Sabiaguaba

Na falta de um curso de arqueologia no nosso Ceará, pesquisas arqueológicas em nosso território acabam sendo feitas por gente de fora. É o caso da pesquisa acadêmica "Os Grupos Ceramistas da Praia de Sabiaguaba", que será em Fortaleza, sob a coordenação das arqueólogas Verônica Pontes Viana e Cláudia Alves de Oliveira, do programa de pós-graduação em arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cláudia Alves de Oliveira, coordenadora no departamento de arqueologia da UFPE, já foi financiada pela Prefeitura de Fortaleza para produzir o trabalho "A Cerãmica Pré-Histórica no Sítio Sabiaguaba, Fortaleza-CE", apresentado em 2003 a partir de projeto de pesquisa sobre os grupos pré-históricos ceramistas do litoral do Ceará.

Essa pesquisa arqueológica foi autorizada, pelo período de um ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no último dia 28. É por meio do Iphan que o poder público protege os monumentos arqueológicos e pré-históricos existentes no Brasil.

E você... Sabia que as dunas de Sabiaguaba podem esconder tanta (pré-)história?

Um comentário:

Jose Roberto disse...

moro em Lagoa Redonda e finalmente vejo o retorno da academia a comunidade.É vergonhoso para nós recorrermos às universidades norte-americanas para estudarmos a realidade local.Atualmente estou recorrendo às pessoas na Inglaterra para identificar um barco inglês encalhado na praia no inicio do seculo XIX porque não encontro nenhum registro aqui è preciso muito dessa informação para estudo de doenças em minha familia.Disponho-me a contribuir com a pesquisa arqueológica e ao mesmo tempo peço socorro em minha pesquisa.Parabéns para a UFPE e ao grupo de pesquisa. Contato: 85-88797093. E-mail: jrba2011@gmail.com