Jeri e a lenda do Washington Post

Jericoacoara: algo além de Copacabana, para o inglês The Guardian

É falar de Jericoacara (CE) e logo vem a tentação de descrevê-la "como uma das mais bonitas praias do mundo, segundo o Washington Post", fazendo referência a uma matéria publicada no jornal americano na década de 1980. Só que o tal texto nunca foi publicado. Quem conta a história é o jornal inglês The Guardian, em matéria assinada por Doug Lansky — a história de Lansky, por sua vez, é contada no blog Viaje na Viagem, do "turista profissional" Ricardo Freire.

Em resumo: o Washington Post publicou mesmo uma matéria sobre "Jeri", mas não a apontou como "uma das melhores praias do mundo" ou coisa do tipo. Era uma matéria sobre destino de praia no Brasil, que acabou editada com mais duas opções de viagem: uma na Flórida e outra na África. Mas o editor da revista brasileira Vision (Visão?) leu a matéria do Post e se perguntou como aquele lugar era tão desconhecido dos brasileiros. A história foi se espalhando e o que se contou a partir daí foi que a praia desconhecida tinha sido apontada como uma das mais belas do mundo pelo jornal americano.

O Blog do Ilo encontrou, no site do Washington Post, o lendário texto, publicado em 15 de março de 1987 no suplemento dominical Magazine, que ainda fala de outras praias cearenses: Lagoinha e Porto das Dunas. Assinado por Cal Fussman, o relato não descreve Jericoacoara com nenhum superlativo — apesar de apresentá-la como um lugar maravilhoso, o mais próximo (e não é pouco) que a matéria se aproxima da lenda é quando uma legenda chama Jeri de "uma praia como nenhuma outra".

"Fuga sexual" para Fortaleza


"Fugas sexuais". É com essa chamada que o jornal indiano The Times of India trouxe matéria com dicas de "locais exóticos para apimentar sua vida sexual" — essa foi a legenda da foto que ilustrou o texto (essa aí acima), que pode ser lido no site da publicação. Um dos destinos indicados é o Brasil, mais especificamente Fortaleza. Veja o que diz o diário:

"Inesquecíveis férias com acompanhante na bela e encantadora cidade de Fortaleza, em um dos países mais sexualmente festivos do mundo. Você pode banhar-se ao sol quente, explorar praias de areia branca intermináveis, excursões nos trópicos, tudo enquanto aproveita a companhia um do outro. A vida noturna nunca acaba!" (grifo meu)

O Times of India, publicado há 170 anos, é o jornal tamanho standard em língua inglesa com maior circulação no mundo, cerca de 2,4 milhões de exemplares. A matéria em questão está na seção Relacionamentos / Homem-Mulher, da editoria de Estilo de Vida.

Amazing Race em Fortaleza: no ar

Competidor de Amazing Race em prova do programa em Fortaleza

Vai ao ar no próximo domingo (5/10), na rede americana CBS, o episódio do reality show Amazing Race que teve locação em Fortaleza. O programa foi gravado por aqui em abril. Antes, a produção havia passado por Salvador. O Blog do Ilo publicou um post sobre o assunto em julho. Para ver as provas do Amazing Race em Fortaleza, o telespectador brasileiro vai ter que esperar um pouco: o canal pago AXN exibe a série pelo menos um ano depois de sua estréia nos EUA. Trata-se do segundo episódio da 13ª temporada.

(Atualização em 11/10/2008: foto acima)

Fonte: SILive.com

"Volta e-mail"


Volta e-mail, quer dizer, volta e meia uns erros absurdos (hilários mesmo) passam batido pela revisão do repórter e pela edição. Depois que está no papel, não tem mais jeito... Isso aí em cima foi publicado na p. 6 do caderno Vida & Arte do jornal O Povo, em matéria que teve até chamada de primeira página. Mas vacilos como esse não fazem dos profissionais que os cometem mouse jornalistas.

Plantas do Ceará ameaçadas


Dez espécies de plantas que podem ser encontradas no Ceará estão na "Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção", publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. Para essas espécies, é alto alto o risco de desaparecimento na natureza num futuro próximo. Como o reconhecimento da ameaça às espécies pelo governo, a coleta delas, para qualquer fim, só pode ser feita com autorização do órgão ambiental competente.

O cerrado, a caatinga e a mata atlântica cearenses são biomas onde podem ser encontradas as espécies ameaçadas. Três delas só ocorrem no Ceará: duas bromélias da mata atlântica e uma planta da caatinga. As dez espécies sob risco de extinção são de sete famílias: anacardiáceas (à qual pertencem o caju e a manga), bromeliáceas (das bromélias), eritroxiláceas, lamiáceas, orquidáceas (das orquídeas), rutáceas (à qual pertence a arruda) e teofrastáceas (pertencente à classe das dicotiledôneas, da qual faz parte também a família da pimenta).

Veja abaixo a lista de espécies da flora cearense ameaçadas de extinção:
(família / espécie / estados onde pode ser encontrada / bioma)
1) anacardiáceas / baraúna ou pau-preto (Schinopsis brasiliensis) / BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, PI, TO / cerrado e caatinga
2) bromeliáceas / Guzmania monostachia / CE / mata atlântica (foto acima)
3) bromeliáceas / Vriesea cearensis / CE / mata atlântica
4) eritroxiláceas / pirunga (Erythroxylum bezerrae) / CE, PI / caatinga
5) eritroxiláceas / Erythroxylum tianguanum / CE / caatinga
6) lamiáceas / Hyptis simulans / CE, MG, PE / caatinga
7) orquidáceas / catléia (Cattleya labiata) / AL, CE, PB, PE, SE / caatinga e mata atlântica (foto abaixo)
8) rutáceas / jaborandi ou arruda-do-mato (Pilocarpus jaborandi) / CE, PE / mata atlântica
9) rutáceas / jaborandi-do-ceará (Pilocarpus trachylophus) / BA, CE, MG / cerrado
10) teofrastáceas / Jacquinia brasiliensis / AL, BA, CE, ES, PB, PE, PI, RJ, RN, SE / mata atlântica

Lei Anti-Cones

Aquela tão procurada vaguinha pra estacionar o carro na rua descaradamente "reservada" por um cone sabe-se lá para quem... Tal cena odiosa deverá deixar de ser vista na cidade. Isto é, se "pegar" a Lei nº 9.415, que estabelece normas para a utilização de cones de sinalização nas vias publicas de Fortaleza, publicada no Diário Oficial do Município do último dia 17.

Pela norma, só quem pode colocar cones nas ruas é a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) ou empresas concessionárias de serviços públicos, apenas para indicar interdição ou evitar acidentes. A lei determina que cabe aos agentes da AMC a "imediata apreensão" dos cones utilizados indevidamente, como no caso da reserva de vagas públicas de estacionamento por particulares.

A lei, de autoria do vereador Machadinho Neto, parece não ter merecido atenção da prefeita Luizianne Lins, que acabou não a sancionando. Ficou para o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes, a tarefa de promulgá-la, fazendo-a entrar em vigor. Agora a prefeita tem 60 dias para decretar como o Município cumprirá a lei, inclusive determinando punições para quem descumpri-la.

Resta saber se os tais azuizinhos, onde quer que estejam, atenderão aos chamados para fazer a lei ser cumprida. A fiscalização de trânsito da AMC atende pelo 190.

Atualização em 29/9: Sobre este assunto, veja a nota "O desafio", da coluna Comunicado, do Diário do Nordeste.

Hora de verão

— Que horas são?
— Na hora nova ou na hora velha?

Faz tempo que não ouço esse diálogo. Porque faz tempo que não tem horário de verão no Ceará. Neste ano, a hora de verão começa no dia 18 de outubro e vai até fevereiro. A "hora nova" só vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O governo federal resolveu estabelecer um calendário previsível para o horário de verão nos próximos anos. Em vez de todo ano ter de ficar esperando o anúncio de quando começa e acaba a alteração nos relógios, agora é para todo mundo estar sabendo: a hora de verão sempre começa no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

O brasileiro perdeu a oportunidade de possibilitar um Carnaval 60 minutos maior: se o fim do horário de verão disposto na regra coincidir com o Carnaval, o fim fica para o domingo seguinte. Mas que norma sem espírito carnavalesco esse decreto 6.558...

Panorâmica



O Diário do Nordeste publicou, no dia 30 de agosto, uma foto aérea de Fortaleza, para ilustrar a manchete do dia. A foto (clique nela com a tecla shift pressionada para abri-la maior numa outra janela) mostra o litoral da cidade, da Ponte dos Ingleses (mais à dir.) à foz do Riacho Maceió (mais à esq.). No mapa também podem ser localizados (talvez não muito facilmente) outros pontos bem conhecidos da cidade: o Parque do Cocó (esse é fácil: a área verde na parte superior), o Iguatemi (parte branca onde a área verde se estreita), o Aterro de Iracema (a faixa de areia mais larga na orla) e o Ginásio Paulo Sarasate (o círculo branco no centro da parte mais à dir.). Também dá para achar a Unifor, a Cidade 2000 e o Lagamar, mas se exige bastante esforço (e conhecimento da cidade).