Jeri e a lenda do Washington Post

Jericoacoara: algo além de Copacabana, para o inglês The Guardian

É falar de Jericoacara (CE) e logo vem a tentação de descrevê-la "como uma das mais bonitas praias do mundo, segundo o Washington Post", fazendo referência a uma matéria publicada no jornal americano na década de 1980. Só que o tal texto nunca foi publicado. Quem conta a história é o jornal inglês The Guardian, em matéria assinada por Doug Lansky — a história de Lansky, por sua vez, é contada no blog Viaje na Viagem, do "turista profissional" Ricardo Freire.

Em resumo: o Washington Post publicou mesmo uma matéria sobre "Jeri", mas não a apontou como "uma das melhores praias do mundo" ou coisa do tipo. Era uma matéria sobre destino de praia no Brasil, que acabou editada com mais duas opções de viagem: uma na Flórida e outra na África. Mas o editor da revista brasileira Vision (Visão?) leu a matéria do Post e se perguntou como aquele lugar era tão desconhecido dos brasileiros. A história foi se espalhando e o que se contou a partir daí foi que a praia desconhecida tinha sido apontada como uma das mais belas do mundo pelo jornal americano.

O Blog do Ilo encontrou, no site do Washington Post, o lendário texto, publicado em 15 de março de 1987 no suplemento dominical Magazine, que ainda fala de outras praias cearenses: Lagoinha e Porto das Dunas. Assinado por Cal Fussman, o relato não descreve Jericoacoara com nenhum superlativo — apesar de apresentá-la como um lugar maravilhoso, o mais próximo (e não é pouco) que a matéria se aproxima da lenda é quando uma legenda chama Jeri de "uma praia como nenhuma outra".

Um comentário:

Unknown disse...

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/10/08/AR2010100803708.html