Orson Welles - Ceará - Harvard

Imagens do Ceará serão exibidas numa mostra na Harvard Film Archive, a cinemateca da Universidade Harvard, nos EUA. Não, não se trata de um evento sobre culturas exóticas... É a mostra Orson Welles Desconhecido (Orson Welles Unknown), que termina amanhã. Entre o material exibido, está o documentário franco-americano It's All True (1993), que narra a história do filme de mesmo nome que Welles (1915-1985) deixou inacabado em 1942, logo após Cidadão Kane (1941).

É aqui que o Ceará entre na história. O It's All True de Welles falaria de uma história passada no estado. O filme do diretor americano, gravado com equipamento e apoio inadequados, seria uma obra em três partes sobre a América do Sul. Uma dessas partes seria "Quatro Homens numa Jangada" ("Four Men on a Raft"), sobre os quatro pescadores que partiram numa jangada de Fortaleza ao Rio de Janeiro, então capital do Brasil, reivindicar direitos aos pescadores.

Duas páginas de internet com informações interessantes sobre o filme de Welles e a história dos jangadeiros: fórum de discussão com fotos raras da época e página sobre o "raid" Fortaleza-Rio.

Welles desembarca em Fortaleza

Jornal O Povo dá manchete à chegada de Welles

Fortaleza e a seleção brasileira

"O Brasil não enfrenta uma seleção européia no país desde 2002. No dia 27 de março daquele ano, a equipe, sob o comando de Felipão, venceu a Iugoslávia por 1 a 0, gol de Luizão, em um amistoso em Fortaleza", lembra o site Globoesporte.com. Será que depois do jogo de hoje Fortaleza permanecerá um marco da seleção, como o palco da última vitória da seleção contra um time europeu no Brasil? Os otimistas garantem que não!

Fortaleza, ponto quente

A T, revista de estilo do jornal americano The New York Times, em sua edição do último domingo, trouxe matéria sobre cruzeiros marítimos. Entre os destaques, uma viagem de inverno entre a Flórida e Buenos Aires, num navio da Regent Seven Seas. O jornal classifica Fortaleza, uma das paradas do cruzeiro, como "hot spot" — ponto quente, ou um lugar bem bom para se conhecer...

Resultado das Eleições 2008 por seção / urna

Quer saber o desempenho do seu candidato — e dos demais — na seção em que você votou nas últimas eleições? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já divulgou os resultados, que podem ser consultados em seu site.

À venda: casa onde nasceu Castelo Branco

Castelo Branco: casa onde nasceu deverá estar à venda

A casa onde nasceu Humberto de Alencar Castelo Branco (1900-1967), 26º presidente do Brasil (1964-1967), será vendida. O valor é 75.000 reais. O imóvel, localizado no número 38 da Rua Solon Pinheiro, em frente ao Parque da Criança, no Centro, em Fortaleza, é da Secretaria da Cultura do estado do Ceará. Sua alienação foi autorizada pela Assembléia Legislativa, que aprovou a Lei nº 14.225, publicada hoje.

Ao todo, o estado quer se livrar de 106 imóveis por todo o Ceará — só em Fortaleza são 23, a maioria terrenos na Cidade dos Funcionários. O valor dos 106 imóveis chega a 3,8 milhões de reais.

Rua Rogaciano Leite Filho nº 300

O título de deste post não é exatamente um endereço. Trata-se do nome de uma via de Fortaleza, no bairro Salinas. Pois é, a cidade ganhou uma rua cujo nome traz um número — com direito a "nº" e tudo mais. A denominação foi dada pelo Decreto Legislativo nº 342, assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Tin Gomes, e publicado no último dia 7. A norma mudou o nome antigo do logradouro, Rua Edmundo Rodrigues.

O projeto foi apresentado pelo vereador Salmito Filho (PT), que recebera um abaixo-assinado de quase todos os 16 moradores da via, uma rua sem saída. Eles não estavam satisfeitos com a nomenclatura dada em 1985, fruto de um projeto de lei do então vereador Klinger Mota, em homenagem a um industrial. Até então, as cartas chegavam a esses moradores com o endereço da entrada da rua, na altura do número 300 da Avenida Rogaciano Leite — que não é rua nem homenageia o filho do poeta.

A solução ficou, no mínino, esquisita. O importante é que a rua pública não se torne um bem privado localizado no número 300 da "Rua" Rogaciano Leite "Filho", como se vê em vias fechadas com portões ou cancelas. O BdI não pôde confirmar como está o local.

Em tempo: a denominação Rua Edmundo Rodrigues foi dada por lei (nº 5.999/1985) e, ao que consta, ela não foi revogada. A pergunta aos especialistas de plantão: um decreto desfaz o que uma lei dispõe?

Kotscho encontra a paz em Fortaleza

Ricardo Kotscho: fim de semana em Fortaleza

O jornalista Ricardo Kotscho passou o último fim de semana em Fortaleza. No dia em que chegou, sexta-feira, ele passou por um transtorno daqueles no aeroporto de Guarulhos. "Estou neste momento na avenida Beira-Mar, em Fortaleza, escrevendo na varanda de um hotel na praia do Meireles, mas para chegar até aqui enfrentei um sufoco danado", escreveu em seu blog, Balaio do Kotscho, do iG (clique aqui para saber da história).

O jornalista, em sua versão colunista eletrônico, não deixou de escrever durante sua passagem por Fortaleza: foram cinco posts direto da capital cearense. O blog só ficou sem texto novo no domingo. Kotscho volta hoje a São Paulo — deve levar na lembrança, como um convite para que volte sempre, "o belo mar na praia de Iracema", nas palavras do próprio.

Luxo e irracionalidade

"Nesses países, o luxo ainda causa deslumbramento e desperta a irracionalidade como em nenhum outro lugar. Um cenário ideal para os negócios"

Karl Hvidt, diretor da Bang & Olufsen, empresa da Dinamarca líder no mercado de luxo de aparelhos de som e de televisão. Ele se refere a países emergentes, como o Brasil.

Fonte: Veja

Notícia econômica exótica?

Em meio à crise financeira internacional, o noticiário econômico não tem dado tanto a espaço a nenhum outro assunto. O diário natalense Tribuna do Norte, nas últimas notícias de sua versão on-line na noite de ontem, publicou uma chamda um tanto interessante para matéria de sua editoria de economia. Veja abaixo a chamada da notícias das 20h03 (clique na imagem para ampliá-la):


Quem quiser mais informações sobre essa inesperada participação do presidente do Banco Mundial pode ler a notícia completa aqui.

Fortaleza é base de "país inimigo"

Militar se prepara a Cruzex 2008 (foto: Cid Barbosa / Diário do Nordeste)

Cruzex é um exercício militar que reúne as forças aéreas da Argentina, do Brasil, do Chile, da França, do Uruguai, da Venezuela, além de forças terrestres e navais simuladas. O palco são os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Os exercícios reais da Cruzex ocorrem de 7 a 13 de novembro, mas os vôos de familiarização e de treinamento já começam amanhã (4/11).

Mais de 50 aeronaves brasileiras e cerca de 40 estrangeiras participarão da guerra simulada da Cruzex. A Força Aérea de Coalizão, composta por aeronaves da FAB e de outros países, terá como quartel general a Base Aérea de Natal. A Força Aérea Oponente, formada apenas por aviões da FAB, irá operar a partir da Base Aérea de Fortaleza.

Fortaleza, (parte do) paraíso

O jornal britânico The Daily Telegraph publica uma seção de turismo na qual celebridades contam experiências boas ou ruins de suas viagens, chamada Heaven and Hell (Céu e Inferno). Ontem foi a vez do jornalista Brian Hanrahan, que ganhou fama como correspondente da BBC e como âncora numa rádio do grupo. Hanrahan falou de suas experiências no Brasil, seus destino favorito, que o ganhou pela beleza e pelo charme.

Em seu relato, o jornalista inglês conta ter passado por Fortaleza, "onde vimos um fantástico carnaval de rua, com carros alegóricos aparelhados com caixas de som gigantescas que literalmente fazem o corpo balançar". Considerando que Hanrahan ficou hospedado na praia de Icaraí, em Caucaia (na Região Metropolitana de Fortaleza), fica a dúvida: esse carnaval de rua foi o Fortal (em Fortaleza) ou carnaval de fevereiro mesmo no Icaraí?

E se a ficha não caiu, "carros alegóricos aparelhados com caixas de som gigantescas" são os velhos e bons trios elétricos.

O jornalista inglês Brian Hanrahan conheceu "carros alegóricos aparelhados com caixas de som gigantescas que literalmente fazem o corpo balançar".