Êxtase brasileiro

Descontração na praia do Meireles, em Fortaleza

Matéria da editoria de viagens e aventura do jornal malaio The Sun fala de Fortaleza, Recife e Natal. O autor do texto diz preferir Fortaleza às outras duas cidades:

As cidades litorâneas brasileiras de Fortaleza, Natal e Recife são aonde os maiores amantes de diversão do mundo vão em bando. Você é um deles?

O brasileiros levam a sério a arte de se divertir. É simples assim como eles são. E isso nunca é tão bem demonstrado quanto numa praia. Tão rápido quanto os próprios brasileiros lhe dirão, suas praias mais badaladas estão no nordeste do país, nos estados vizinhos de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Que nomes românticos! Lugares românticos também, especialmente suas glamorosas capitais costeiras, Recife, Natal e Fortaleza, respectivamente, onde a vida, ao que parece, poderia ser um grande show de samba.

Se forçado a escolher uma favorita, eu iria de Fortaleza. Sua vantagem é sua novidade. As duas grandes praias de areia da cidade — Iracema e Meireles — ficam de frente para uma cadeia de enormes e ultramodernos hotéis. Eles não oferecem apenas serviços e comodidades de primeira classe, mas também exibem a inovadora arquitetura tipicamente brasileira — formas geométricas originais e linhas uniformes limpas que realçam o aspecto descontraído e informal da cidade.

Recife, mais ao sul, é uma outra Fortaleza, mas bem maior e um pouquinho menos brilhante. Assim como Fortaleza tem suas relíquias coloniais — um forte do século XVII e algumas grandes casas e mansões antigas portuguesas —, Recife tem sua cidade colonial. É o Centro. Para chegar lá, você pega 20 minutos de táxi para o norte da praia. Aqui você entende por que Recife é conhecida como a Veneza do Brasil. Cruzado por numerosas pontes, o Rio Capibaribe entrelaça e se enrosca em sua caminho através da cidade, criando uma ilha em sua foz.

Acomodação — Fortaleza: Imperial Othon Palace.


Fonte: The Sun

Novo vôo liga Fortaleza a Atlanta, nos EUA

De repente, o tráfego aéreo dos Estados Unidos para o Brasil é ascendente — resultado de uma economia brasileira em explosão e de um novo acordo aéreo bilateral entre os EUA e o gigante latino-americano. Seguindo os anúncios da American Airlines e da TAM de que elas estão expandindo o serviço para o Brasil, a Delta Air Lines diz planejar lançar vôos de Atlanta para um trio de novos destino brasileiros. Segundo a empresa anunciou ontem (27), serão duas rotas diretas para o Brasil, a partir de dezembro. Para ter sua atenção, a transportadora está oferecendo tarifas com desconto a partir de 599 dólares (cerca de 970 reais), cada trecho — excluindo taxas.

A Delta pretende lançar, a partir de 21 de dezembro, um quarteto de vôos semanais saindo de Atlanta para Recife-Pernambuco e Fortaleza-Ceará (rota Atlanta-Recife-Fortaleza, sujeita a aprovação regulatória dos dois países). A perna de retorno entre Fortaleza e Atlanta será feita em vôo direto. A tarifa com desconto de lançamento é de 599 dólares (cerca de 970 reais). O mesmo se aplica a Atlanta-Manaus. A Delta voará com um 757-200 para Recife e Fortaleza.

O que atrai pessoas a essas cidades, além de oportunidades de negócios? Manaus é a capital do Amazonas, um ponto de partida para o pessoal que quer explorar aquele rio lendário que dá nome ao estado. Recife tem alguns excelentes resorts e praias tropicais. Por fim, Fortaleza se situa na costa nordestina do país e oferece algo como cerca de 25 quilômetros de praias urbanas.

Fonte: Cheapflights e TradingMarkets

Jornal lembra passagem de pianistas pelo CE

Um concerto gratuito do duo de pianistas formado pelo americano James Alexander e pela goiana Luciana Soares, professores na Universidade Estadual Nicholls em Thibodaux (Louisiana, EUA), será apresentado na próxima terça-feira, às 7 da noite, na cidade de Gray (Louisiana, EUA). A notícia está aqui porque o duo Alexander-Soares já tocou no Ceará, como lembra o jornal The Daily Comet, que publica a notícia sobre o concerto da próxima semana.

O duo, formado em 2005, apresentou-se várias vezes, em locais como os listados pelo Daily Comet: Theatro José de Alencar, Sala Cecília Meireles, Conservatório Pernambucano de Musica e Cine Banguê, no Brasil; e nos estados americanos de Ohio, Louisiana e Mississippi. Em 2007, o duo se apresentou, deu aulas e lançou artistas no II Festival de Música de Câmara do Centro Sul e Vale do Salgado, no Ceará.

Italiana Enel desenvolve usina eólica no CE

Subsidiárias brasileiras da italiana Enel e a alemã SoWiTec assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de oito projetos de energia eólica no nordeste brasileiro, com capacidade somada de um gigawatt. Um deles fica no Ceará.

Além do acordo, a Enel tem os direitos de exclusividade em todos os oito projeto de energia, cada um deles já em estágio inicial de desenvolvimento. Os direitos asseguram a aquisição dos projetos tão logo eles estejam completamente desenvolvidos pela SoWiTec. Os projetos têm capacidade preliminar variando entre 56 e 200 megawatts e estão localizados nos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Fonte: Renewable Energy World

Baixo nível

O blog americano RightFielders, sobre mulheres no esporte, publicou uma matéria de baixo nível sobre a atleta brasileira de vôlei de praia Larissa. Com o título "Larissa França é bunda brasileira do vôlei de praia", o site diz que a atleta é famosa pelas fotos de sua "bunda medalha de ouro olímpica" (veja abaixo).

Com a proposta de mostrar "o outro lado do esporte feminino", o RightFielder confundiu matéria diferenciada com baixo nível. O blog está abrigado no site Right Pundits, que reúne blogs "de notícias" sobre tudo.

Larissa faz dupla com Juliana. A primeira premiação internacional de Larissa com Juliana foi em Fortaleza, em 2004, quando ganharam o bronze numa etapa do Circuito Mundial. Por causa de uma contusão de sua parceira, Larissa disputa a Olimpíada de Pequim ao lado de Ana Paula.