Tudo branco

Táxi, em Fortaleza, só se for branco. A partir de agora, quem comprar táxi já é obrigado a adquirir o veículo nessa cor. Em janeiro de 2009, quem não tiver seu carro branquinho vai perder a permissão. É o que diz a lei municipal nº 9.353, publicada no Diário Oficial no Município de 22/4.

Ceará e as dunas (de Marte)

Como explicar as tempestades de areia em Marte, planeta onde praticamente não há vento forte o suficiente para tanto? Pesquisa do doutor em matemática aplicada Murilo Pereira de Almeida, professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), responde a essa pergunta. Tem algo a ver com um fenômeno chamado saltação, no qual os grãos de areia são soprados pelo vento e ao pousar, após percorrer uma trajetória balística, chocam-se com outros grãos, que repetirão a saltação, numa espécie de reação em cadeia. Notícia sobre o assunto foi destaque no site Ciência Hoje On-line. O assunto também foi destaque em outros sites de notícias de ciência, como o National Geographic News.

Observatório de terremotos

O órgão de pesquisa geológica dos EUA, o USGS, tem em seu site um monitor da atividade sismológica em todo o planeta. Depois dos abalos sísmicos no interior cearense e dos tremores sentidos no sudeste brasileiro, o assunto acabou ocupando espaço na mídia nas últimas semanas. Quem sentir o chão tremer e quiser saber se o Ceará teve ou não mais um terremoto, é bom verificar esta página do USGS, onde podem ser observados os abalos notificados em nosso estado. Outros links com informações sobre terremotos no CE: 1, 2, 3.

Uma hora a menos

O Brasil tem hoje quatro fusos horários, regulados de acordo com a hora do Meridiano de Greenwich. A Hora Legal Brasileira, o "horário de Brasília", tem três horas a menos que a hora em Greenwich. Todo o Brasil segue esse horário, com exceção do Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e da Ilha da Trindade (ES) — uma hora a mais —, e dos estados do PA (oeste do estado), MT, MS, AM, RO, RR e AC — uma ou duas horas a menos.
Mas a partir de 24 de junho, o número de fusos horários brasileiros vai diminuir para três. A lei federal nº 11.662 estabelece que o Pará passa a ter toda a sua área sob o mesmo horário de Brasília, e acaba com o fuso atual do Acre e do sudoeste do Amazonas, que passará de duas horas a menos para uma hora a menos em relação à capital federal. A mudança ocorrerá numa terça-feira: será uma hora a menos de sono para milhares de paraenses, amazonenses e acreanos.

História dos fusos brasileiros
Até 1º de janeiro de 1914, não havia uma hora legal brasileira estabelecida. As cidades costumavam acertar seus relógios de acordo com a geografia local. Fortaleza, por exemplo, estaria com sua hora local 25 minutos adiantada em relação ao horário adotado hoje. A Hora Legal Brasileira foi estabelecida sob o governo do presidente Hermes da Fonseca, determinada e aprovada pelos decretos 2.784 e 10.546, de 1913.

Acerte seu relógio!
Quem gera a hora legal do Brasil é o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O horário, que deve servir de parâmetro para as relações contratuais em todo o território nacional, pode ser consultado aqui.

Educomunicação (e confusão)

Maria da Silva, de Fortaleza, que falou no lançamento do novo programa de participação juvenil do Unicef e da British Telecom: "É importante para jovens como eu aprender como escrever e comunicar".

"Se você vir que o mundo não está mudando, cabe a você mudá-lo!", disse Maria da Silva, 12 anos, de Fortaleza. Ela falava no lançamento do novo programa de participação juvenil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da empresa britânica de telecomunicações British Telecom (BT), que tem foco na educação e na comunicação para jovens de comunidades pobres no Brasil.

O programa do Unicef/BT vai apoiar e dar treinamento a adolescentes brasileiros em como usar uma grande gama de ferramentas de comunicação para melhorar a qualidade da educação em suas escolas e comunidades, e para aperfeiçoar os processos de tomada de decisões em suas vidas. Dez mil adolescentes espalhados em dez escolas, em cinco das maiores cidades do Brasil — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza — serão beneficiados com a parceria entre a BT e o Unicef, para a qual a BT está disponibilizando 500.000 libras esterlinas (cerca de 1,6 milhão de reais).


Falando em comunicação...
O texto acima é uma tradução de matéria publicada no site do escritório do Unicef no Reino Unido. A notícia também foi dada no site brasileiro do Unicef. Nenhuma das matérias diz onde foi o evento. No texto britânico, não se fala onde foi o lançamento do programa nem onde se escreveu sobre o assunto — quem lê pode pensar que tudo ocorreu em Londres. Mas parece ter ocorrido em São Paulo: pelo menos a notícia brasileira informa onde foi escrita.

O nome da jovem de Fortaleza que falou no evento é outro ponto de divergência: no Reino Unido (como visto na tradução acima), ela é chamada de Maria da Silva — que tem o nome mudado para Maria Livani Moura no texto do Unicef no Brasil, para o qual trabalha uma fotógrafa chamada Ana Maria Silva. Êta confusão!

Roberto Marinho no coração

Quem tiver importantes serviços prestados à comunicação no Brasil poderá ter Roberto Marinho no lado esquerdo do peito. É que a honorífica Ordem do Mérito das Comunicações, conferida pelo governo federal a "personalidades nacionais e estrangeiras que, por serviços relevantes prestados às comunicações, se tenham tornado merecedoras dessa distinção", agora se chama "Ordem do Mérito das Comunicações Jornalista Roberto Marinho". É uma homenagem ao fundador das Organizações Globo (TV aberta e paga, jornais, revistas, internet, rádio, cinema, vídeo, gravadora, além de empresas de outros ramos e da Fundação Roberto Marinho), que morreu em 2003, aos 98 anos.

A Ordem do Mérito das Comunicações foi criada em 1982 pelo presidente João Figueiredo, um dos presidentes-generais do regime militar. Quem propõs que se batizasse a Ordem com o nome de Marinho foi o senador Marco Maciel (DEM/PFL-PE), em projeto de lei apresentado em 2005 e aprovado pelo Congresso Nacional. Para Maciel, "o jornalista Roberto Marinho marcou, de forma indelével, a história da comunicação social em nosso país. Seu exemplo deve servir de paradigma para todos que reconhecem o relevante papel que desempenham as tecnologias da informação e do conhecimento". A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados concordou com Maciel, consultou biografias de Marinho e aprovou o nome dado à Ordem. O presidente Lula sancionou a lei, sob o nº 11.655, ontem.

Wikicrimes

"Compartilhe informações sobre crimes. Saiba onde não é seguro!" é o slogan do Wikicrimes

Você sabe onde ficam as áreas mais perigosas de sua cidade? O site Wikicrimes pretende fazer esse levantamento, a partir de informações dadas por internautas, superando (na teoria) o problema da subnotificação, a ausência de registro de ocorrências por falta de iniciativa das vítimas. Iniciativa da Célula de Engenharia de Conhecimento da Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo à frente o professor Vasco Furtado, doutor em informática, o Wikicrimes já contabiliza mais de 500 crimes praticados em Fortaleza, além de casos em outras cidades de país e do exterior. Segundo o site, "o mapeamento do crime permite a identificação de zonas perigosas, alertando o cidadão e orientando os órgãos públicos no planejamento de suas ações". O site cearense foi notícia no BBC News — a jornalista Helen Clegg, da BBC no Brasil, comenta que o site pode ser útil como alerta, pois são muitos os que não avisam à polícia de crimes, "por achar que não adianta ou por desconfiança".

Não há vagas

Atenção, jornalistas! A Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas até 27 de abril para concurso público para jornalistas: 4 "vagas" para TV e 4 para assessoria de imprensa. Como todo concurso público, mesmo havendo vagas, não resta a quem for aprovado nas melhores colocações nada mais que a mera expectativa de ser convocado. Mas essa seleção da UFC tem uma peculiaridade um tanto obscura: as tais vagas — daí o porquê das aspas — dependem de um rearranjo a ser feito (ou não, quem sabe?) pelo governo. É o que diz o edital: "A Universidade Federal do Ceará não dispõe, no momento, de cargos vagos para o provimento de todas as vagas ofertadas no presente edital, ficando, portanto, a nomeação dos candidatos aprovados condicionada a redistribuição de cargos por parte do governo federal".

A pessoa certa na hora errada

Glen Hansard and Markéta Irglová são músicos que constróem uma relação em "Apenas Uma Vez", sucesso de crítica no festival de cinema independente Sundance e vencedor do Oscar de melhor canção

Felizes para sempre. Não é com essa frase que termina a história de Apenas Uma Vez (Once, Irlanda, 2007). Mas nem por isso esse drama musical deixa de ser considerado um bom romance, mesmo que incomum. Mais que isso, Apenas Uma Vez é um filme muito bom. O enredo gira em torno de um artista de rua (Glen Hansard) e uma imigrante da República Tcheca (Markéta Irglová) que vivem uma semana bastante agitada em Dublin, enquanto escrevem, ensaiam e gravam canções que contam a história de amor deles — não necessariamente de um com o outro (ou não?).

A música é parte essencial do filme. E uma ótima parte. "Falling Slowly", de Hansard e Markéta, ganhou o Oscar de melhor canção original neste ano. Os atores principais do filme, cujos personagens não têm seus nomes revelados, são músicos na vida real, a já disseram que não deverão trabalhar mais como atores, concentrando-se apenas na música.

Esse filme independente, gravado em apenas 17 dias, a um custo de cerca de 150.000 dólares apenas, recebeu também o Prêmio da Audiência no Festival Sundance em 2007. A bilheteria no Estados Unidos passou dos 9 milhões de dólares no ano passado. E o filme ainda fez vários fãs importantes, como Bob Dylan. Depois do filme, você deverá se pegar cantarolando "Take this sinking boat and point it home..." (veja letra mais abaixo)

Apenas Uma Vez
Roteiro e direção: John Carney; direção de fotografia: Tim Fleming; edição: Paul Mullen; música: Glen Hansard and Markéta Irglová; desenho de produção, Tamara Conboy; produção: Martina Niland; companhias produtoras: Bórd Scannán na hÉireann, Radio Telefís Éireann (RTE), Summit Entertainment, em associação com Samson Films. Duração: 88 minutos.
Com: Glen Hansard (o homem) e Marketa Irglova (a mulher).
Em cartaz (pré-estréia) no Cine Aldeota.

"Falling Slowly"
Autores: Glen Hansard e Markéta Irglová
Intérpretes: Glen Hansard e Markéta Irglová

I don't know you
But I want you
All the more for that
Words fall through me
And always fool me
And I can't react
And games that never amount
To more than they're meant
Will play themselves out

Take this sinking boat and point it home
We've still got time
Raise your hopeful voice you have a choice
You'll make it now

Falling slowly, eyes that know me
And I can't go back
Moods that take me and erase me
And I'm painted black
You have suffered enough
And warred with yourself
It's time that you won

Take this sinking boat and point it home
We've still got time
Raise your hopeful voice you had a choice
You've made it now

Falling slowly, sing your melody
I'll sing along

CD de Apenas Uma Vez (Once) na loja Amazon.com http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/B000XCZC30/internetmoviedat/

Quem quiser saber o que ela responde em tcheco (sem legendas) quando ele lhe pergunta se ela ama uma outra pessoa, selecione este parágrafo: ela responde "Não. Eu amo você".

Promessas de comunicação pública

O Congresso Nacional aprovou a a medida provisória publicada pelo governo federal que criou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que cuidará da radiodifusão pública no âmbito federal. A lei diz que o serviço de rádio e TV públicas será realizado sob os princípios de "estímulo à produção regional", "não discriminação político-partidária", "autonomia em relação ao governo federal" e "participação da sociedade civil", entre outros. Também instituiu-se a garantia de espaços para a exibição de produções regionais (pelo menos 1h48min por dia de conteúdo produzido num determinado estado). Ver (ouvir e assistir) pra crer?

Fortaleza e o Enem 2007

O Ministério da Educação divulgou o resultado das provas objetiva e de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em todo o país no ano passado. A nota dos alunos do Ceará (48,445), assim como a dos de Fortaleza (50,930), ficou abaixo da média nacional (51,276). Mas 70 escolas da capital cearense tiveram média superior à nacional, a maioria (60) privadas. Entre as 10 públicas, estão as duas melhores: os federais Colégio Militar de Fortaleza e Cefet-CE.

As 15 instituições de ensino de Fortaleza mais bem posicionadas no ranking do Enem 2007:
1) Col. Militar de Fortaleza
2) Cefet-CE
3) Santa Cecília
4) 7 de Setembro
5) Antares
6) Farias Brito (Odilon Braveza)
7) Antares (Anexo)
8) Christus
9) Ari de Sá (Washington Soares)
10) Cônego Francisco Pereira
11) Espaço Aberto
12) Batista Santos Dumont
13) Farias Brito (Central)
14) Geo Master
15) Ari de Sá

As 10 instituições públicas que figuram entre as primeiras 70 posições do ranking geral:
1) Col. Militar de Fortaleza
2) Cefet-CE
3) Col. Militar do Corpo de Bombeiros
4) Col. da Polícia Militar
5) Liceu do Conjunto Ceará (participaram do Enem a maioria dos 461 alunos matriculados)
6) EEFM Prof. Onélio Porto (Conj. José Walter)
7) Col. Est. Pres. Humberto Castelo Branco (Itaóca)
8) EEFM Irapuan Cavalcante Pinheiro (Conj. Esperança)
9) EEFM Dr. César Cals (Farias Brito)
10) EEM Gov. Adauto Bezerra (Fátima)

A Vírgula

A vírgula pode ser uma pausa. Ou não.
Não, espere.
Não espere.

A vírgula pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso, só ele resolve.

Ela pode forçar o que você não quer.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode acusar a pessoa errada.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

A vírgula pode mudar uma opinião.
Não quero ler.
Não, quero ler.

Texto de anúncio publicado pela Abril na comemoração do centenário da Associação Brasileira de Imprensa.

Europa descobre América II

"A faixa costeira entre Salvador e Fortaleza era pouco urbanizada, até que construtores europeus, principalmente da Espanha e da Escandinávia, começaram a fazer construções, cerca de cinco anos atrás. Agora os britânicos estão se mudando". O texto é do jornal The Times, de Londres, em matéria sobre o investimento em imóveis dos ricos europeus na América Latina.

Nivelando por baixo

Senadores brasileiros deram uma mostra do nível dos parlamentares de nosso país:

"A CPI tem o poder de trazer debaixo de vara" — senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, referindo-se à possibilidade de a comissão parlamentar de inquérito requerer força policial para levar diretores do Google no Brasil convocados a dar esclarecimentos sobre denúncias contra o orkut.

"Não é convidada, não. É convocada da Silva. A ministra agora é a senhora Convocadinha da Silva" — senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder dos tucanos (de oposição ao governo Lula) no Senado, sobre a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para ir à Comissão de Infra-Estrutura do Senado dar informações sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que deverá ser questionada mesmo é sobre o imbróglio dos cartões corporativos e respectivos dossiês.

E há quem chame o Senado de Câmara Alta.

Notícias sobre a CPI da Pedofilia e a convocação da ministra Dilma Rousseff.

Os 300 mil de Fortaleza

"IBGE dá conta que Fortaleza detém 30% de toda a população do Ceará e vem crescendo 300.000 habitantes a cada ano". Quem dá a informação é o colunista Lúcio Brasileiro, na coluna Reportagem, do jornal O Povo. O número chama a atenção. Um crescimento de mais de 12% ao ano. Improvável. Não consegui achar nada no site do IBGE que comprovasse a informação. Pela notícia dada por Brasileiro, Fortaleza ganharia 821 novos habitantes por dia (34 por hora). Seria 1 milhão de habitantes a mais a cada três anos e quatro meses. De acordo com o IBGE, segundo apuração do BdI no site do instituto, entre o Censo 2000 e a Contagem Populacional 2007, a população da capital do Ceará passou de 2.141.402 para 2.431.415 — um crescimento de 272.013 indivíduos num período seis anos, uma taxa anual em torno de 2% (dois, não doze). Para alguns, escrever sem ter entendido sobre o que se escreve pode!

Yogurt

Algo estava errado com o orkut nesta terça-feira. Vejam o que havia nas páginas do site:


"Yogurt". Era o que se lia no cabeçalho da página, ao lado do link "Início". Foi uma brincadeira do pessoal do orkut para o Dia da Mentira.